Diagnóstico Nacional do Esporte: quando haverá um novo estudo?

09 de março de 2017 ● POR Redação

Com o objetivo de mapear a relação dos brasileiros com a prática de atividade física, o Ministério do Esporte lançou, em 2015, o Diagnóstico Nacional do Esporte (Diesporte), um estudo inédito com dados sobre a cultura esportiva no País.
Na época, foi anunciado que a publicação seria a primeira de outras duas. Porém, até o momento, nenhuma outra pesquisa foi divulgada.
O primeiro estudo apresentou o perfil do praticante de atividade física e esporte – no site do Ministério é possível conferir todas as informações coletadas (http://www.esporte.gov.br/diesporte/). Já os próximos volumes traria dados sobre financiamento, legislação e infraestrutura esportiva.
Conforme foi anunciado pelo ministro do Esporte na época, George Hilton, esta “é uma ferramenta imprescindível que vai nortear as políticas públicas e subsidiar as entidades que trabalham com a prática esportiva no Brasil”. Apesar de nada mais ter sido falado sobre o assunto, espera-se que essa visão não tenha mudado com a troca de governo.
Como o primeiro Diagnóstico Nacional do Esporte foi desenvolvido entre 2010 e 2014, pode ser que sua continuação seja anunciada somente em 2018. É esperar, e torcer, para ver.