Qual tipo de força você treina?

28 de março de 2012 ● POR Redação

Definição de força

O conceito de força do ser humano é entendido como a capacidade de superar ou opor-se a uma resistência por meio da atividade muscular. Força muscular é a quantidade máxima de força que um músculo ou grupo muscular pode gerar em um padrão especifico de movimento em uma determinada velocidade de movimento. Em termos simples, força é a capacidade de se aplicar impulso. Teoricamente podendo ser entendida que força é uma característica mecânica e uma capacidade humana.

Tipos de força

Cabe destacar os seguintes tipos de força: força máxima, força-velocidade e força-resistente. Entretanto, há autores que denominam os 3 tipos de força como: força máxima, força rápida e resistência de força.

Força máxima

A força máxima abrange a capacidade máxima de produção de força do desportista, durante uma contração muscular voluntaria. Representa a maior força disponível, que o sistema neuromuscular pode mobilizar através de uma contração máxima voluntaria.

Força rápida

A força rápida compreende a capacidade do sistema neuromuscular de movimentar o corpo ou parte do corpo (braços, pernas) ou ainda objetos (bolas, pesos, esferas, discos, etc.) com uma velocidade máxima. Também podemos denominar o mesmo como força-velocidade, sendo a capacidade do sistema neuromuscular mobilizar o potencial funcional com a finalidade de alcançar altos níveis de força no menor tempo possível.

Resistência de força

A resistência de força é a capacidade de resistência a fadiga em condições de desempenho prolongado de força. Também conhecida como força-resistente, capacidade manter elevados níveis de força durante o maior tempo possível.

Cabe ao Educador Físico, planejar e estruturar dentro da programação ou periodização de seu aluno ou atleta, quando trabalhar os tipos de Força de acordo com as características e exigências de sua modalidade.

Até mais e “Força” para todos!

Prof.Esp. Marcos Feitosa