O ambiente da empresa é reflexo do comportamento do Líder

30 de janeiro de 2012 ● POR

Alguns são disfuncionais e abusam do uso do poder e do medo,  outros são equilibrados, saudáveis emocionalmente e respeitam as pessoas.

Para ajudar você a identificar se a sua empresa tem alguns desses ambientes (afinal a gente sempre acha que “isso só acontece com o  vizinho”) farei  algumas descrições desses ambientes que , invariavelmente, são formados graças ao comportamento adotado pelos Líderes. 

 Alguns são disfuncionais e abusam do uso do poder e do medo, são autoritários e pouco preocupados com as pessoas e com o cliente e, outros líderes são equilibrados, saudáveis emocionalmente e respeitam as pessoas.

1.Empresa “PAISAGEM” –  ambiente tenso, onde as pessoas não levantam a cabeça e nem tiram os olhos do computador para olhar para você que está passando entre eles pelo corredor , pouco sorriem, sequer percebem a sua presença.Ninguém  se mexe ou arrisca olhar para os lados. Ambiente parece uma foto , uma paisagem num quadro na parede, imóvel, sem vida.

2.Empresa “DOENTE” – essa empresa vive tendo os colaboradores afastados das suas atividades por várias razões de saúde. Isso demonstra que o clima é péssimo, pesado , suas opiniões não são respeitadas, existe o joguinho político, quem agrada o líder fica na empresa e tem o emprego assegurado, quem não agrada não tem oportunidades e é desligado, ou vai para o “ freezer”.

3.Empresa “AQUI É ASSIM MESMO”-  neste caso , temos várias pessoas conformadas, desistiram de lutar, de dar a sua opinião e sempre estão dizendo que já tentaram de tudo , mas o líder nunca acata às suas idéias, opiniões e sugestões, então preferem silenciar e “ ir levando” até arrumar um emprego melhor. 

4.Empresa  “O CHEFE CHEGOU” –  chega a ser engraçada, pois, se o Líder não está na empresa, todos trabalham com ânimo, alegres, relaxados. Mas quando o Líder chega  é uma correria que me lembra uma cena do filme O DIABO VESTE PRADA. Todos estão mais preocupados em agradar o chefe do que em pensar no cliente e nos resultados.

5.Empresa “TURMINHA” – o esforço é estarem todos juntos em festas, baladas, sempre existem eventos sociais organizados pelos próprios colaboradores e o tema central é o clima pesado na empresa e eles precisam se unir para relaxar. Aliás, muito comum as confrarias , grupinhos de apoio,  restando às pessoas se unirem e umas consolarem às outras dadas as circunstâncias do ambiente empresarial “pesado”.

6.Empresa “QUEM É O CULPADO” – neste ambiente o clima é de “ caça às bruxas”. O foco é pegar alguém fazendo ou falando algo errado contra a empresa e aproveitar  para usar a premissa  da “ delação premiada” ao chefe e ficar “ bem na fita “ e quem sabe até ter uma promoçãozinha à vista. Uns temem aos outros, o clima é de rivalidade e de uma verdadeira maratona competitiva  onde os valores usados são pouco virtuosos.O que vale é ficar bem com o chefe nem que tenha que pisar e destruir quem estiver por perto. A ciumeira e a inveja é geral. Fofoca faz parte da comunidade.Todo dia tem uma novidade nas rodinhas.

7.Empresa “MELINDRE” – neste caso , os feedbacks negativos são diários, nada que você faz está bom, não tem nenhum elogio ou reconhecimento, é bronca a toda hora, não importa o quanto você se esforce , sempre levará uma descompostura pelo seu trabalho.Mas e quando alguém faz um trabalho surpreendente, superando expectativas?Silêncio absoluto, nada de elogio , afinal o Líder sempre diz: “ não fez mais do que a sua obrigação.O que resulta é uma equipe extremamente sensível a qualquer tipo de comentário.Qualquer coisa que você diga, mesmo que seja um feedback para melhorar , todos entenderão como crítica e já iniciarão suas defesas, justificativas, negação.

8.Empresa “CINDERELA” – assim como no desenho, onde a Cinderela é aquela que é mal tratada pela madrasta e pelas irmãs e fica limpando a casa e não pode participar de festas e demais regalias, muitas empresas sempre oferecem a seus melhores colaboradores as piores tarefas, pois, sabem que eles irão fazer e cumprir .O  líder acaba agindo sempre assim, sem nunca lembrar de dar oportunidades para que este colaborador “cinderela” possa também “ tocar o piano “ participar da festa em vez de sempre ter que “empurrar ou consertar o piano”.

9.Empresa “FELIZ” – a produtividade anda em alta, as pessoas trabalham por um propósito e sabem exatamente o que esperam delas e por isso , dão o seu melhor. são tratados como adultos e não vigiados e controlados como adolescentes. São focados em resultados e podem trabalhar em casa, na empresa e organizar seu próprio dia, pois, o que importa não são as horas e sim os resultados. Estão entre as 100 melhores empresas para se trabalhar e ninguém quer sair. Atrai os maiores talentos e a persidade de opiniões é bem vinda e respeitada. Ninguém tem medo do líder.

E agora é com você decidir que ambiente você quer na sua empresa, ou em que ambiente você quer trabalhar e se encontrar algum ambiente disfuncional, doente, por favor, cure-o, faça alguma coisa, pois, precisamos de empresas e líderes de sucesso num ambiente saudável e próspero para todos.