A importância do aquecimento antes da pratica esportiva

14 de junho de 2017 ● POR

O aquecimento pode ser considerado um dos pontos principais na pratica de qualquer esporte. O professor da Companhia Athletica Curitiba, Daniel Iatski da Silveira, conta que o aquecimento é muito importante para realizar um exercício seguro. “Muitas pessoas deixam de realizar a prática pois acham que é perda de tempo”, afirma ele.

O professor explica que existem dois tipos de aquecimento, o global, conhecido também como corporal e o específico (ou articular), que serve para preparar o organismo para a atividade que será praticada.

“No aquecimento global, podemos realizar uma caminhada, trote, bike, subir escadas ou qualquer atividade que eleve os batimentos cardíacos, e consequentemente a temperatura corporal. O aquecimento global é recomendado para qualquer atividade, seja correr 10 quilômetros, treinamento de força ou jogar tênis”, segundo Daniel.

Já em relação ao aquecimento específico, o professor explica que é um aquecimento feito especialmente para uma região que sofrerá esforço. “É basicamente um estímulo semelhante ao movimento que será realizado, com menor ou nenhuma carga. Essa movimentação aumentará a liberação do líquido sinovial, que lubrifica as mesmas”, ensina. “Outra forma de aquecimento específico é estimular músculos estabilizadores dos movimentos que você trabalhará, tornando aquela articulação mais estável e também mais preparada para o exercício”, explicou ele.

A chegada do inverno provoca um efeito chamado vasoconstrição no corpo, causando uma diminuição dos calibres dos vasos sanguíneos, tornando a contração muscular menos eficiente, dificultando o alongamento das fibras e como consequência, aumentando o risco de lesões. “Por isso devemos dar mais atenção ao aquecimento nessa época, porém os aquecimentos devem ser realizados sempre. Procure a orientação de um profissional de educação física para saber qual aquecimento é mais indicado para a atividade que será realizada e será possível observar o desempenho melhorar e com segurança”, completa.