Feliz Dia do Idoso!

30 de setembro de 2016 ● POR

Dia 01 de Outubro é comemorado o Dia do Idoso.
Na última semana estive em Coimbra, Portugal, participando do XIV curso pós-graduado sobre envelhecimento e gostaria de compartilhar algumas reflexões.
Portugal é o 6º país mais velho do mundo e isso é facilmente observado ao passear pelo país e suas cidades. Mas não existe, por exemplo, a especialização em Geriatra para os estudantes de medicina. O médico responsável pelo cuidado ao paciente idoso, nesse país, tem especialização em Medicina Interna. Em comparação com Portugal, o Brasil já apresenta alguns avanços: temos médicos Geriatras e graduações e especializações em Gerontologia em algumas universidades.
É muito fácil entender a atuação do Geriatra: um médico que se especializa em todos os aspectos do indivíduo idoso e presta atendimento preventivo e de tratamento a essa população. Mas, e a Gerontologia?
A Gerontologia permite que profissionais fora da área médica possam entender o processo do envelhecimento e direcionar sua atuação para esse público e suas necessidades. Um advogado pode ser Gerontólogo, um arquiteto, um empresário, um personal trainer…todas as formações podem incluir o olha diferenciado e fornecer produtos e serviços para essa fatia da população que cresce cada vez mais.
O mundo já está colocando em pauta o que o aumento do envelhecimento pode trazer em termos de economia, mobilidade, previdência, relações inter-pessoais, mas ainda é muito escasso o número de profissionais que voltaram suas atenções para essa população. Maior tempo no mercado de trabalho, maior autonomia, maior poder de consumo…todos esses aspectos têm a ver com uma melhor qualidade de vida – conquistada, também, através da atividade física.
Convido você a refletir: em que mundo você gostaria de viver quando se tornar idoso? E o que você pode fazer para tornar isso uma realidade, enquanto profissional?
Marco Lopes é profissional de educação física e Expert do Portal.