Quais as atividades físicas e esportivas preferidas dos adolescentes?

06 de julho de 2018 ● POR Redação

A prática de atividades físicas na adolescência aparece como um dos determinantes de um estilo de vida ativo na vida adulta (TROST, OWEN, BAUMAN, SALLIS & BROWN, 2002). Desta forma, uma atenção especial à prática de atividades físicas durante a adolescência pode ser o primeiro passo para reverter o crescente quadro de sedentarismo e suas conseqüências entre as populações. Iniciativas que objetivem estimular a prática de atividades entre adolescentes devem considerar que as preferências quanto aos tipos de atividades variam entre homens e mulheres. Tal conhecimento pode ser um importante subsídio para qualquer iniciativa em termos de saúde pública e educação que vise fomentar o esporte e a atividade física para este grupo populacional específico.

Evidências mostram uma clara preferência pelo esporte entre os meninos, especialmente o futebol e, entre as meninas, atividades como a caminhada e a dança são muito freqüentes (DA SILVA & MALINA, 2000). Além disso, estudos relatam importantes modificações nas preferências de atividades físicas na população jovem, com importante constatação no aumento pela procura por atividades ginásticas como a musculação, a caminhada e as aulas de ginástica (PEREIRA, 1998). Sendo assim, o objetivo deste estudo é analisar as alterações temporais nas preferências esportivas e de atividades físicas durante a adolescência ao longo das últimas décadas, com especial atenção às diferenças quanto ao gênero.

Resumo
A prática de atividades físicas na adolescência aparece como um dos determinantes de um estilo de vida ativo na idade adulta. Sendo assim, parece apropriada a preocupação sobre quais atividades físicas e esportivas têm despertado o interesse da população jovem. O objetivo do presente estudo é analisar as preferências por atividades físicas e esportivas durante a adolescência ao longo das últimas décadas. Um estudo transversal, de base populacional foi conduzido em Pelotas – RS. Os indivíduos da amostra (N = 3100), com idade igual ou superior a 20 anos, responderam perguntas sobre a prática de atividades físicas sistematizadas (pelo menos seis meses consecutivos) na sua adolescência. Os resultados mostram que a prática do futebol e do voleibol entre os homens e do voleibol e a da dança entre as mulheres são as atividades mais praticadas. Entretanto, cabe destacar que atividades como a ginástica de academia e a musculação tiveram um considerável aumento na preferência dos jovens. Reconhecer quais atividades físicas e focar iniciativas naquelas que tem despertado mais o interesse da população jovem pode ser um caminho para a diminuição das elevadas taxas de sedentarismo.

Para ler o estudo completo, clique aqui

Autores: Mario Renato de AZEVEDO JUNIOR; Cora Luiza Pavin ARAÚJO; Flávio Medeiros PEREIRA.
Publicação: Rev. bras. Educ. Fís. Esp., São Paulo, v.20, n.1, p.51-58, jan./mar. 2006