A respiração ideal durante a atividade física

22 de janeiro de 2016 ● POR

No dia a dia, costumamos inspirar pelo nariz (para filtrar e umidificar o oxigênio captado) e expirar pela boca, oxigenando nossos músculos e cérebro. Mas e durante a prática de alguma atividade física, como corrida, musculação, bike…você mantém uma respiração correta durante os exercícios? Como respirar durante os exercícios?

A intensidade, assim como o tipo de atividade física é que vai determinar como você irá respirar enquanto se exercita, mas a verdade é uma só: captar a maior quantidade de oxigênio através da inspiração e eliminar a maior quantidade de gás carbônico, através da expiração. Seguindo essa premissa, a boca é o caminho mais fácil para executar essa função.

Vamos dividir o treino em dois tipos e falar sobra a respiração correta em cada um deles.

Treino Aeróbico (corrida, bike, natação, corda…)

– Respire de forma cadenciada, de acordo com a velocidade da passada.

– A inspiração pela boca é a mais indicada, porém pode ocorrer um pouco de secura na garganta.

– Mantenha a postura ereta (cabeça e tronco alinhados), para facilitar a captação de oxigênio.

Treino Anaeróbico (musculação)

– A expiração é feita no momento da força, na fase concêntrica do movimento. Tomemos como exemplo o supino; quando você aproxima a barra do peito, flexionando os braços, é a fase da inspiração ou fase excêntrica; no momento da extensão dos braços, que é fase de maior força ou explosão (fase concêntrica), é a hora da expiração.

Matéria publicada no site Torcedores.com