Guia de Recomendações Práticas ajuda na melhoria da escrita científica

07 de março de 2017 ● POR

Chegou o guia de Recomendações Práticas para Jovens Pesquisadores. A escrita científica é um gênero específico, empregado pelos pesquisadores, para divulgar o resultado de seus estudos.
A intenção do guia, segundo as autoras, foi elaborar um material prático, de acesso e leitura fáceis, para auxiliar pesquisadores iniciantes no planejamento de seus artigos para submissão, assim como orientá-los em relação aos trâmites do processo de avaliação e publicação do material.
O livro apresenta a visão de autores e as impressões de avaliadores e editores em relação aos mesmos aspectos e contêm, ainda, indicações de leitura (livros e sites) sobre “artigo científico” e assuntos relacionados.
Para a escrita do guia, foram consultadas livrarias online, bibliotecas virtuais, páginas eletrônicas, portais e bases de dados e livros que contêm material sobre “artigos científicos”. Foi realizado um levantamento sobre livros e páginas eletrônicas relacionadas à elaboração e publicação de “artigos científicos”, e uma pesquisa dos periódicos mais relevantes da área da Saúde da Comunicação Humana.
Sabemos que a qualidade da escrita científica é pré-requisito e grande diferencial para a publicação de um artigo. Materiais bem escritos têm mais chance de serem lidos e citados. Assim, o portal da Educação Física foi atrás para disponibilizar o guia para professores de educação física e interessados na área.
Clique em guia de Recomendação Práticas para Jovens Pesquisadores para ter acesso a leitura completa.