Pesquisa explica: quantas aulas por semana o seu aluno de ensino fundamental precisa para se desenvolver da melhor maneira?

12 de dezembro de 2016 ● POR Karina Dias

Você já pensou que o número de aulas semanais que você aplica para alunos de ensino fundamental é preponderante para o desenvolvimento física e motor de cada um? É isso o que esse estudo feita por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria – RS – descobriu.

O objetivo deste trabalho foi analisar o índice de massa corporal (IMC) e o nível de atividade física (NAF) de crianças do 1º ano do ensino fundamental de Escolas públicas e privadas de Santa Maria (RS), levando em conta o número de aulas de Educação Física por semana.

Participaram 160 crianças de ambos os sexos, de seis escolas da cidade. O NAF foi avaliado por meio do questionário Dafa (dia típico de atividades físicas e de alimentação) e do estado nutricional pelo Índice de Massa Corporal. Foi utilizado o teste “t” de Student para comparação entre as médias dos valores de IMC e do NAF entre os grupos de crianças que tinham nenhuma, uma ou duas aulas de Educação Física por semana, considerando-se um nível de significância de 5%.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

Autores: Peterson Braga Santos, Daniela Lopes dos Santos, Michele Ziegler de Mattos