Psicomotricidade é trabalhada em aula de Educação Física

22 de agosto de 2014 ● POR Redação

Ao olharmos nossos alunos enquanto eles estão na sala de aula, nas aulas de Educação Física ou no recreio, vemos a movimentação de cada um deles.

Verificamos que há alunos que brincam e participam de todos os jogos, não apresentam problemas de postura, de atenção, leem e escrevem sem dificuldades. Porém, tomamos conhecimento também que há alunos que possuem movimentos muito lentos e pesados e têm dificuldades de participar de jogos com outras crianças. Nas salas de aula alguns possuem uma postura relaxada, não conseguem pegar corretamente no lápis, às vezes escrevem com tanta força que chegam a rasgar o papel. E o período da alfabetização é um dos momentos da criança de grande importância para sua trajetória escolar.

Diante disto, a psicomotricidade foi trabalhada nas aulas de Educação física, para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, finalizando o conteúdo com um circuito, onde as crianças vivenciaram o esquema corporal, lateralidade, equilíbrio, coordenação, estruturação espacial e temporal através das atividades propostas. Dentro de cada movimento realizado pela criança no conteúdo de psicomotricidade, um aprendizado significativo se consolida dando suporte para a sua leitura e escrita.

Matéria publicada pelo site GGE