Conheça os benefícios físicos da modalidade que mais cresce no país: o futebol americano

09 de dezembro de 2016 ● POR Redação

Nos tempos atuais vivemos nos perguntando o que é melhor, o que evolui mais, o que nos faz progredir e assim por diante, sempre buscando mais e mais. Seguindo esta linha de raciocínio vamos conversar um pouco sobre atividade física. Sim, este assunto já é de ciência geral sobre seus benefícios e as considerações que os profissionais da área da saúde já o utilizam como método de longevidade.

Atividade física por si só nos traz diversos benefícios em todas as fases de nossa vida, mas, nesse momento, escolhemos focar o nosso debate apenas nas crianças. O nosso futuro merece sempre o que de melhor pudermos oferecer. Pensando em como a atividade física faz bem para as crianças hoje vou mostrar a grande maioria das pessoas uma modalidade que é a que mais cresce no brasil em relação à prática esportiva: o FUTEBOL AMERICANO (F.A). Sim o F.A, é o esporte que mais cresce no Brasil! O porquê disto vem de diversos fatores. Dentre eles , é uma modalidade que pode ser praticada por todos os gêneros (modalidades femininas e masculinas) , idades (categorias de inicialização (até 16 anos) , sub 20 e categorias adultas, biótipos (cada atleta tem uma função em campo , que mais condiz com as suas capacidades físicas, desde o mais magro e rápido, ao mais pesado e forte), intensidade (existem 3 modalidades praticadas hoje em dia no brasil; semi equipados (half pads) , com equipamentos completos (full pads) e bandeira (flag , modalidade sem contato físico), local (quadras (arena), campo de futebol e areia).

Além de todas essas frentes variáveis de inclusão desta modalidade incrível, agora vamos citar os benefícios físicos específicos propiciados pela prática desta atividade. Primeiramente o aspecto cognitivo, por ser um esporte que utiliza muitas pessoas, temos o desenvolvimento do trabalho em equipe, integração social, organização mental para solução de problemas, aumento da capacidade de desenvolvimento de tarefas sobre pressão, aperfeiçoamento de lateralidade, entre outras características.

Aspectos motores são extremamente desenvolvidos, pois, são utilizados muitos dos movimentos mais naturais do ser humano como, correr, saltar, mudar de direção, equilíbrio, conhecimento corporal, entre outros. Por último os aspectos físicos em si, já que, na modalidade são desenvolvidas muitas variáveis como, força, explosão, velocidade, agilidade e etc., sempre a fim de buscar a evolução contínua para superar seus adversários.

Convido a todos para conhecerem mais desta modalidade incrível que vem dia após dia sendo bem desenvolvida no Brasil e no mundo. Em São Paulo mesmo, o Centro de Desenvolvimento de Futebol Americano (C.D.F.A ) é um local destinado ao desenvolvimento da modalidade em diversas frentes ; treinos de diversas categorias ( crianças a partir de 5 anos, adolescentes e adultos) , palestras e eventos das modalidades Flag e Futebol Americano e também ministram clínicas para difundir o esporte no estado.
E você, já praticou F.A e sentiu toda essa transformação física e motora? Comente!

O Coach Alan Giamas é professor de educação física, atleta e técnico de futebol americano. Ele ministra clínicas da modalidade para crianças de SP.