Os benefícios de aplicar o tênis de mesa nas escolas

08 de junho de 2018 ● POR Pedro Cunacia Rocha

Por Pedro Cunacia

Considerado o esporte com a bola mais veloz do mundo, o tênis de mesa surgiu na Inglaterra, no século XIX, com o nome de ping pong. Anos depois, ele adotou o seu nome convencional.

Hoje, a China é o país que lidera o ranking em popularidade do esporte, com mais de 10 milhões de jogadores registrados na Federação. No mundo todo, mais de 40 milhões são praticantes e estão registrados em algum clube. Mas e no Brasil? Como funciona esse processo? O ensino começa nas escolas?

“São poucas escolas que aplicam o tênis de mesa com os alunos. Algumas encaram o esporte como recreação, e não ferramenta para educação”, conta Daniel Peterossi, proprietário e jogador do Magnus Clube Tênis de Mesa, em Ribeirão Preto. “A modalidade é uma ferramenta para formar cidadãos responsáveis, porque trabalha disciplina e respeito, como a maioria dos esportes”, completa.

Introduzido no Brasil por ingleses nos primeiros anos do século XX, o tênis de mesa brasileiro conta com bons resultados. Entre os maiores jogadores, estão Ubiraci Costa, Cláudio Kano, Hugo Hoyama e Hugo Calderano, principal revelação do atual tênis de mesa do Brasil.

Visto como um esporte ideal para crianças, pois desenvolve todas as capacidades e habilidades físicas possíveis, ele ainda fica atrás de modalidades como o futebol, basquete, vôlei e handebol. “Os alunos têm o direito de experimentar todos os tipos de esportes nas escolas. Mas infelizmente, eles são orientados a praticar apenas os coletivos”, lamenta Peterossi.

Praticar o tênis de mesa não é uma tarefa das mais complicadas. Além de não ser uma modalidade considerada de alto valor financeiro, muitas adaptações podem ser feitas. “Na iniciação nas escolas, não precisa ser algo muito profissional. Nesse caso, podem ser utilizados bancos, carteiras escolares e entre outras ferramentas”, aconselha o Peterossi.

Mas então, qual a resposta para essa modalidade não ser tão aproveitada nas escolas?