Brasileiro alcança posição inédita no ranking mundial de tênis de mesa

05 de abril de 2013 ● POR

O atleta Cazuo Matsumoto alcançou mais um importante feito para o tênis de mesa brasileiro.

Após ter se tornado o primeiro latino-americano campeão de um torneio no Circuito Mundial, em janeiro deste ano, o mesatenista chega agora à 45ª posição do ranking mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF, na sigla em inglês). Essa é a melhor colocação já alcançada por um brasileiro na história da modalidade. Cazuo é um dos beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

O atleta, que na última atualização realizada no início de março, ocupava a 91ª colocação, subiu 46 posições, sendo o único brasileiro entre os 50 melhores do mundo. Na classificação mundial, o próximo brasileiro é Gustavo Tsuboi, que passou da 96ª colocação para a 89ª. A liderança do ranking ainda pertence aos chineses, com Ma Long ocupando o primeiro lugar. Até então, o brasileiro mais bem ranqueado de todos os tempos era Hugo Hoyama, que havia alcançado a 62ª posição.

No feminino, o destaque brasileiro ficou com Caroline Kumahara. A atleta de 17 anos, que também é bolsista, avançou 24 posições e agora é a número 152 do mundo. A segunda brasileira mais bem colocada é Ligia Silva, na 247ª colocação.

Matéria publicada em portal Ministério do Esporte