Musculação queima calorias até 48h depois do exercício

23 de março de 2017 ● POR

O mundo fitness é cercado por uma série de mitos e verdades. Uma das questões mais polêmicas envolve o gasto calórico da musculação. Afinal, musculação queima calorias tanto quanto outras atividades ou não? Os exercícios com repetições, além de resultarem no ganho de massa muscular, emagrecem, sim!

“É possível perder de 300 a 500 calorias em uma hora de musculação”, garante Guto Tomé, educador físico e proprietário da academia Fitsport, em São Paulo. E a queima de calorias após o exercício intenso pode se estender por 24 ou 48 horas.

“O treino mais famoso para emagrecer com musculação se chama treino metabólico. É uma mistura entre vários exercícios, tanto de força quanto de cardio. Dependendo do treino de musculação, o aluno chega a perder de 300 a 500 calorias em uma hora”, diz.

Associado ao alto gasto calórico, já que une a redução de gordura corporal ao ganho de massa muscular e força, o treino metabólico se utiliza de intensidade alta, intervalos curtos e traz resultados rápidos, mas que nem sempre perduram. Os intervalos curtos provocam uma acidose maior, fazendo com que o organismo trabalhe mais para voltar ao seu estado habitual.

Gustavo Barquilha, fisiologista e preparador físico da Integralmédica, lembra que o aumento de massa muscular é outro motivo que prova que musculação queima calorias. Quanto mais massa muscular no corpo de uma pessoa, maior é seu gasto calórico.

“A principal vantagem da musculação é que ela produz a queima de gordura e gera a manutenção da massa magra. Isso previne lesões e dá qualidade aos músculos. Quanto mais intenso é o treino da musculação, maior é o tempo em que a pessoa queima calorias”, explica.