O que é, e para que serve a Abragesp?

18 de abril de 2017 ● POR Redação

O papel do profissional da educação física pode ir além de planejar, supervisionar e coordenar programas esportivos e recreativos. Mostrar que a gama de possibilidades de um educador físico não se resume a atuar em clubes e academias é o objetivo da Abragesp (Associação Brasileira de Gestão do Esporte), uma entidade sem fins lucrativos que surgiu dentro do ambiente acadêmico e trabalha para disseminar conhecimento para professores, pesquisadores e acadêmicos.

A Abragesp reúne informações e interessados em todas as áreas ligadas à gestão do esporte – finanças, marketing, organização de eventos, entre outros – e, segundo Luiz Haas, presidente da entidade, trabalha para preencher uma lacuna que as faculdades de educação física não conseguem.

“Em Curitiba, onde eu vivo, existem sete faculdades com cursos de educação física e nem metade delas têm aulas com gestão do esporte. Pelo fato de os cursos estarem muito voltados para a área fitness, com mercado amplo e consolidado, o profissional, muitas vezes, nem tem a oportunidade de conhecer a área da gestão. Muitas pessoas só conhecem esse nicho durante a carreira, após cinco ou dez anos de atuação”, analisa Haas.
Ele observa que educadores físicos, quando bem orientados e preparados, podem brigar com profissionais da administração por vagas ligadas à gestão esportiva.

Fundada em 2009 após uma série de encontros em congressos pelo Brasil, a Abragesp pretende se aproximar dos formandos e profissionais interessados pela administração esportiva para posicioná-los sobre a área e a demanda que a envolve. A filiação é simples e pode ser feita pelo site da entidade. Estudantes pagam R$ 50 pela anuidade; docentes e profissionais, R$ 100.

A associação organiza o Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, agendado para os dias 18, 19 e 20 de outubro, em Curitiba. Filiados à Abragesp ganham desconto na inscrição no congresso, além de contar com benefícios em outros seminários do país.