Blog da Educação Física

Textos consagrados de autores do Mundo da Atividade Física, elaborados especialmente para aumentar sua experiencia com o Mercado.

Quanto devo cobrar a hora/aula de Personal Trainer?

Postado por Gabriel Baú
Gabriel Baú
Graduado em Educação Física Bacharelado pela Universidade Norte do Paraná - Lond
Usuário está offline
em Segunda, 16 Julho 2012 em Personal Trainer

Quanto cobrar pela aula é uma questão que atormenta o Personal Trainer. Fiz uma rápida pesquisa e observei que os valores variam de R$ 10,00 à R$ 200,00 por aula, a diferença é tão grande que não dá para falar, tire uma média e faça seu preço! Então comecei por tentar entender como se faz a formação de preço pela prestação de um serviço.

O ponto de partida deve ser a lei de mercado. Quanto maior a oferta do serviço, menor será o preço, quanto maior a demanda pelo serviço maior ele será. Sendo assim é preciso fazer uma pesquisa de mercado para saber quanto seus colegas de profissão cobram pelo serviço. Neste ponto exclua aqueles que oferecem diferenciais no atendimento, pois o que queremos é determinar o valor pelo serviço básico.

Em cidades pequenas, provavelmente haverá uma variação pequena nesse valor. Já em cidades grandes, como São Paulo e Rio de Janeiro, os valores irão variar por bairro e até mesmo entre academias do mesmo bairro, neste caso é preciso definir a região que deseja atuar.

Vamos analisar algumas questões que podem e fazem a diferença entre uns e outros!

O valor agregado

Você pode se contentar com o valor de mercado ou então ir além, mas para isso terá que oferecer mais. Precisa agregar valor.

Valor é o conjunto de benefícios esperados por determinado produto ou serviço (Philip Kotler).

· Básico: qualidade do serviço, preço, atendimento

· Esperado: tudo o cliente não considera fundamental, mas espera que você ofereça (pontualidade, assiduidade, criatividade, atualização)

· Desejado: valores intrínsecos ao cliente. Desejos, expectativas que não necessariamente espera obter de você.

· Inesperados: valores que o cliente não tem em relação ao serviço contratado ou a contratar. São valores que ele não, não projetou tão pouco idealizou.

Nos valores desejados você encontra o espaço para encantar o cliente e nos inesperados é a oportunidade de encantar, supreender o cliente.

Uma regra que deve ser seguida é não pular etapas, não adianta oferecer o desejado sem antes proporcionar o esperado.

Exemplificando

· Básico: seria prescrever um bom treino, cobrar o preço de mercado e ser educado com seu cliente.

· Esperado: seria não cancelar as aulas, cumprir rigorosamente o horário combinado, variar as atividades e manter-se atualizado.

· Desejado: seria levar equipamentos diferentes para a aula, flexibilidade para fazer reposições.

· Inesperados: seria oferecer brindes ou acrescentar 10min no tempo da aula para fazer uma massagem relaxante (desde que você esteja apto para fazer massagens e o cliente disponha de mais 10 min.)

O valor hora aula você é quem determina, então fuja do básico, ultrapasse o esperado, o cliente é inteligente e já espera tudo isso, seja surpreendente, foque sempre o inesperado!!!!

Grande abraço!

 

0 voto
Graduado em Educação Física Bacharelado pela Universidade Norte do Paraná - Londrina-PR (2010). Pós - graduado em Exercício e Reabilitação na Universidade Norte do Paraná. Personal Trainer pela Gabriel Baú Treinamento Personalizado. E-mail: contato@gabrielbau.com.br

Comentários