Blog da Educação Física

Textos consagrados de autores do Mundo da Atividade Física, elaborados especialmente para aumentar sua experiencia com o Mercado.

Treinamento em Circuito e Emagrecimento

Postado por Artur Monteiro
Artur Monteiro
Diretor técnico do Mais Vida; Coordenador dos cursos de pós-graduação da UGF; Au
Usuário está offline
em Quarta, 02 Maio 2012 em Ciência EF

O treinamento em circuito ou circuit training é uma metodologia utilizada para desenvolver a aptidão física. Dependendo da intensidade de esforço e dos intervalos de recuperação em os exercícios podemos direcionar nossos objetivo para a força/resistência muscular ou para a resistência aeróbia. Esta forma de trabalho também pode ser utilizada para o emagrecimento. Conforme publiquei em posts anteriores, o emagrecimento está baseado em criar um balanço energético negativo, ou seja, o indivíduo gastar mais do que come.  Então as atividades que promovem um gasto calórico considerável podem ser interessantes para programa de emagrecimento. Nosso objetivo então é relacionar os principais estudos sobre treinamento em circuito e fazer uma aplicação prática com o emagrecimento.

A maior quantidade de estudos que avaliaram as respostas fisiológicas e o gasto energético em sessões de treinamento em circuito com exercícios resistidos (musculação). No estudo realizado por Wilmore et al (1978)) os resultados encontrados foram superiores a este estudo, com gasto calórico de 9,0 Kcal/min e 6,1 para homens e mulheres respectivamente. Este estudo utilizou 15 repetições a  40%1RM de intensidade para cada exercício e pausas de 15 segundos. Phillips e Ziuraitis (2003) avaliando o gasto energético em 8 exercícios, 1 série de 15RM com 2 minutos de intervalo e encontraram 3,41 e 5,63 Kcal/min para mulheres e homens respectivamente. Em  outro estudo utilizando pesos livres Beckham e Earnest (2000) o gasto calórico também foi  de 4,99 Kcal/min para homens  e 3,62 Kcal/min para mulheres. Este estudo utilizou uma intensidade baixa 18%1RM, mas compensou esta menor intensidade de peso através da maior solicitação dos músculos estabilizadores para aumentar o consumo de oxigênio e o gasto calórico.

O estudo realizado por Gettman et al (1978) encontrou diminuição da gordura corporal no indivíduos que realizaram o treinamento em circuito em 20 semanas. Através destes resultados o treinamento em circuito pode ser uma estratégia interessante para perda de peso e emagrecimento.

Referências Bibliográficas

BECKHAM SG. EARNEST CP. Metabolic cost of free weight circuit weight training. The Journal of Sports Medicine and Physical Fitness 2000; 40:118-25.

GETTMAN LR, AYRES JJ, POLLOCK ML, JACKSON A. The effect of circuit weight training on strength cardiorespiratory funtton, and body composition of adult men. Medicine and Science in Sport and Exercise 1978; 10:171-176.

PHILLIPS WT. ZIURAITIS JR. Energy cost of the ACSM single-set resistance training protocol. Journal of Strength and Conditioning Research 2003; 17:350-355.

WILMORE JH. PARR RB. WARD P. VODAK P. BARSTOW TJ. PIPES TV. GRIMDITCH G. LESLIE P. Energy cost circuit weight training. Medicine and Science in Sport and Exercise 1978; 10:75-78.

Próximo post: como otimizar o gasto calórico no treinamento em circuito.

 

0 voto
Diretor técnico do Mais Vida; Coordenador dos cursos de pós-graduação da UGF; Autor dos livros: Treinamento Funcional, Periodização Esportiva, Emagrecimento – exercícios e nutrição, Personal Training; Mestrado em Educação Física pela UNICAMP E-mail: contato@arturmonteiro.com.br

Comentários