Back Ciência Canais Avaliação Física Conheça a Absorciometria com Raios-X de Dupla Energia, para avaliar composição corporal

Conheça a Absorciometria com Raios-X de Dupla Energia, para avaliar composição corporal

Conheça a Absorciometria com Raios-X de Dupla Energia, para avaliar composição corporal
Chega a Brasília o exame padrão-ouro para avaliação real da composição corpora

Chega a Brasília o exame padrão-ouro para avaliação real da composição corporal Se no passado, a avaliação da composição corporal era realizada através da pesagem dentro da água, atualmente as técnicas de imagem despontam como as mais precisas. "A medicina necessita de máxima precisão para identificar o percentual de gordura corporal, uma vez que ele é fator de risco para o desencadeamento de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2", alerta o médico do esporte Leandro Vaz.
A equipe do especialista acaba de implantar, na capital federal, o primeiro centro para realização do exame considerado padrão-ouro, ou seja, o mais preciso para avaliação da composição corporal. Trata-se da Absorciometria com Raios-X de Dupla Energia (ACDE-DEXA), técnica que até então era utilizada exclusivamente para mensurar a densidade mineral óssea. "Com o exame, quantificamos também a gordura corporal total e por regiões específicas como, por exemplo, a gordura abdominal - que está ligada à síndrome metabólica. Além disso, verificamos o percentual exato de massa muscular", descreve Renato André Silva, mestre em educação física e fisiologista do exercício.
Upgrade - O exame ganha das outras alternativas padrão-ouro: a Tomografia Computadorizada e a Ressonância Magnética. "A Absorciometria, ou Dexa, apresenta maior facilidade de acesso à técnica e ao manuseio do software, simplicidade nas mensurações e menor exposição à radiação. Isso sem falar no custo-benefício", destaca Renato. A partir do laudo, o médico assistente pode orientar de maneira mais assertiva a conduta para perda do excesso de gordura e aumento da massa muscular, com dietas, atividade física customizada e, se necessário, suplementos.
Para quem já fez o exame, a resposta é certa: o resultado é muito satisfatório. É caso do atleta Bruno Sabóia, 32 anos, que pratica ciclismo de estrada. "Com a precisão do exame, o que achava que era massa muscular era, na verdade, um percentual baixo de gordura", descreve. De acordo com o atleta, depois do Dexa, ele pôde fazer uma dieta específica que vai contribuir para alcançar um melhor desempenho no esporte.
Olho Clínico - Um dos nomes de grande reconhecimento na área esportiva, também recomenda o exame. Trata-se de Sandor Balsamo, que já atuou como preparador físico de Nelsinho Piquet e da nadadora Rebeca Gusmão. Docente do Centro Universitário Unieuro, Balsamo destaca que o Dexa é uma nova ferramenta que veio para contribuir para o cálculo eficiente de massa corpórea. "O exame auxilia o profissional de saúde na avaliação do corpo humano, pois além de mostrar o percentual de gordura é um forte aliado no combate à osteoporose", complementa.
Rápido, indolor e não-invasivo, o Dexa está disponível no Golden Spa, em Brasília, que caminha para se tornar um Centro de Medicina do Esporte. Além da praticidade, apresenta excelente custo-benefício.
SERVIÇO
Golden Spa - Centro de Longevidade
Lake Side Resort Brasília
(Próximo ao Palácio da Alvorada)
(61) 3306 1003
www.goldenspa.com.br