Back Ciência Canais Biomecânica

Biomecânica

Alongamento e boa postura podem proteger articulações e evitar dores

shutterstock_206689126As articulações permitem os movimentos do corpo e por serem exigidas o tempo todo, têm um risco de sofrer desgastes ou lesões – por isso, as dores articulares são muito comuns e podem até comprometer ou limitar os movimentos. Apesar serem mais comuns em idosos e esportistas, as dores podem também atingir jovens e adultos e, por isso, é importante tomar alguns cuidados para evitar, como explica o ortopedista Mateus Saito.
Numero de Comentários:

UFSCar convida voluntários para estudo sobre biomecânica da corrida

shutterstock_77336419Pesquisa avalia diferenças biomecânicas entre sexos e idades durante a corrida em pessoas acima de 60 anos que praticam a atividade.
Numero de Comentários:

Especialistas dão dicas de cuidados com os pés e a postura ao caminhar

shutterstock_138176333Você já reparou na maneira que pisa ao caminhar? E a postura, como fica? O ortopedista Moisés Cohen e a fisioterapeuta Laura Proença alertaram que é importante prestar atenção ao jeito de andar e a forma de carregar bolsas e mochilas ao longo do dia, como uma maneira de evitar dores e até lesões maiores.
Numero de Comentários:

Alongamentos podem prevenir problemas de coluna

shutterstock_119951329Problemas na coluna, como dores na lombar, são reclamações constantes em consultórios médicos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem a estimativa de que aproximadamente 80% da população mundial sofrerá pelo menos um episódio de dor na coluna durante a vida.
Numero de Comentários:

Quais os músculos mais usados na hora de correr?

shutterstock_101481883Correr requer um bom funcionamento da engrenagem do corpo. E para fazer a nossa máquina andar nós temos 650 músculos à disposição. No entanto, qual deles seria o mais usado durante o treino? José Carlos Cohen, ortopedista do esporte, explica a função dos principais deles. 
Numero de Comentários:

Treinamento de força: uma vertente na reabilitação

shutterstock_108603413O treinamento de força surge com o culturismo moderno na década de 40. Segundo dados históricos, seu criador foi Josef Weider, canadense nascido na cidade de Montreal. Naquela época, os primeiros praticantes do treinamento com peso se exercitavam de modo empírico, baseados apenas em suas experiências.
Numero de Comentários:

"Bico de papagaio" e esporão são as saliências ósseas que causam dores

shutterstock_114105151Os osteófitos são protuberâncias de osso e cartilagem, também são chamados desaliências ósseas e possuem até alguns “apelidos” como esporão ou bico de papagaio. 
Numero de Comentários:

Lesão no quadril que reduziu carreira de Guga atinge tênis, golfe e futebol

shutterstock_69097156Lesão labral geralmente ocorre em esportes que envolvem movimentos de rotação vigorosa do quadril ou até mesmo mudanças bruscas de direção.
Numero de Comentários:

Artroscopia é técnica pouco invasiva para lesões de ATM, joelhos e ombros

shutterstock_146398193A todo momento, usamos alguma articulação do nosso corpo. Seja para sentar, levantar, comer, falar ou pegar algo. São dedos, joelhos, ombros, punhos, tornozelos e ATM (articulação temporomandibular), que se movem como se fossem as engrenagens de uma máquina. 
Numero de Comentários:

Por que sinto mais dor nos músculos e articulações quando o tempo esfria?

shutterstock_175631129Se a pessoa que faz treinamentos diários de musculação ou alguma outra atividade física e diz ques sente mais dor quando está frio ou chovendo, explicamos que não é apenas sua imaginação. Embora os estudos mostrem resultados variáveis, a maioria conclui que mudanças na pressão barométrica e diminuição da temperatura podem sim causar mais dor em algumas pessoas (especialmente portadores de artrite).
Numero de Comentários:

Novidades para tratar lesões de cartilagem do joelho

shutterstock_146398172É inegável que o jogo de futebol com os amigos no fim de semana faz bem para a saúde, mas o corre-corre atrás da bola sobrecarrega o joelho e aumenta os riscos de uma das lesões mais comuns: a de menisco, aquela estrutura cartilaginosa que facilita os movimentos da articulação. Mas não são só os atletas, profissionais ou os de fim de semana, que estão expostos ao risco.
Numero de Comentários:

Isometria é grande aliada na hora de desenvolver e fortalecer a musculatura

shutterstock_125134691A isometria tem sido inserida em muitos treinos como uma acompanhante perfeita para desenvolver e fortalecer a musculatura.
Numero de Comentários:

EUA aprovam venda de exoesqueleto que ajuda paraplégicos a caminhar

000_dv1162667A agência americana que regulamenta fármacos e alimentos (FDA) aprovou a comercialização do ReWalk, o primeiro exoesqueleto robotizado que abre a possibilidade para que pessoas com paralisia por lesões na medula espinhal possam caminhar com a ajuda de um acompanhante, de acordo com informações da "EFE".

Numero de Comentários:

Reduza as lesões na corrida com cadência maior e passadas menores

shutterstock_136301591Ajustar a forma como o corpo se movimenta durante a corrida, ou seja, intervir na biomecânica, pode ser uma ferramenta importante no combate e prevenção de lesões.
Numero de Comentários:

Intensidade importa na caminhada

shutterstock_180557219Que andar, rápido ou devagar, é um ótimo exercício ninguém discute. Mas agora estudo do Lawrence Berkeley National Laboratory (EUA) mostrou que acelerar o passo pode fazê-lo viver mais.
Numero de Comentários:

Conheça as possíveis variações de um treinamento de musculação

shutterstock_125274659A musculação pode ser definida por exercícios localizados que são realizados contra uma resistência. Existe uma grande variedade de implementos que podem ser utilizados, halteres, barras, anilhas, caneleiras, equipamentos com elástico, mola ou ainda utilizando apenas as alavancas corporais e a força da gravidade.
Numero de Comentários:

Queima de gordura é potencializada por quantidade de músculos do corpo

shutterstock_97388342Mais músculo queima mais gordura? Sim, o músculo é o lugar do seu corpo onde a gordura armazenada é queimada (usada como energia). Mais músculo requer mais energia. Então, quanto mais músculo você tiver, mais calorias e gorduras queimará em um período de, por exemplo, 24 horas, não importa se você está treinando ou se está dormindo.
Numero de Comentários:

Alongamento: Quando praticá-lo, antes dos treinos, depois ou sempre?

shutterstock_195030485O alongamento é uma necessidade. Podemos considerar que existem três qualidades físicas: força, resistência e flexibilidade. Para desenvolver flexibilidade, o alongamento é absolutamente necessário.
Numero de Comentários:

Alongamento antes da corrida não previne lesões, diz fisioterapeuta

alongamento-euatleta-getAlongar ou não alongar antes de correr? E depois? Como deve ser o aquecimento? O que previne lesões? Essas perguntas estão cada vez mais presentes entre os grupos de corredores que leem informações veiculadas na internet e na TV.
Numero de Comentários:

Excesso de treino pode sobrecarregar a tíbia e causar fratura por estresse

shutterstock_114105160A maior parte das fraturas por stress em corredores ocorre na tíbia, osso da canela.
Numero de Comentários:

Livre-se das cãibras

shutterstock_156536351A cãibra muscular é uma contração ou espasmo súbito e involuntário que ocorre com frequência antes ou depois da prática de exercícios físicos. Em geral, é provocada pela desidratação, pela queda do nível de sal pela transpiração ou pelo esforço excessivo de um músculo específico.
Numero de Comentários: