Back Ciência Canais Fisiologia

Fisiologia

O atleta que está começando a exercitar-se deve respeitar o ritmo de adaptação do corpo

shutterstock_216686353É possível que você conheça alguém que precise começar a praticar atividade física por motivos de saúde. Isso é um assunto sério, mas muitos simplesmente não conseguem dar o primeiro passo e começar a mudar a rotina. Ao longo de anos de profissão, fui aprendendo a tentar pensar como essas pessoas. E começar a treinar pode sim ser algo bem penoso e difícil por diversas razões.
Numero de Comentários:

Por que o corredor se machuca? Tênis e alongamento têm pouca relação

shutterstock_208860424Lesão na corrida é um assunto bastante complexo. Se um corredor for questionado sobre a razão pela qual ele acredita estar machucado, as respostas mais comuns são: “acho que o tênis estava errado” e “eu não alonguei direito”.
Numero de Comentários:

Corpo já sente prejuízos após 10 dias sem treino

shutterstock_207716425Hoje em dia os alunos das academias tem muitas dúvidas após as retomadas dos treinos. Isso pode acontecer após um período de férias, doente, lesionado, viagens, muito trabalho, final do ano e até mesmo o fato de ter saído da academia. Na terminologia do mundo dos esportes e do treinamento físico esse período parado é chamado de "destreinamento". 
Numero de Comentários:

Corrida em dia chuvoso? Treinadora alerta para os cuidados necessários

chuvasQuem está treinando para uma corrida longa tem uma planilha a cumprir. Por isso, não dá para ficar esperando um dia de tempo firme e de céu claro para treinar. Faça chuva ou sol, o atleta tem, sim, que encarar a estrada e acumular rodagem. Mas o que deve ser feito para correr na chuva da melhor forma possível e com mais segurança?
Numero de Comentários:

Os mitos e verdades do excesso de suor nos treinos

shutterstock_59788018Durante os treinamentos normalmente os profissionais de Educação Física costumam ouvir de seus alunos ou clientes as mesmas duvidas sobre hidratação e a perda de líquidos durante a atividade física. Veja as principais questões levantadas pelos nossos atletas nos treinos de corrida e aeróbicos.
Numero de Comentários:

Saiba por que temperatura e umidade altas são prejudiciais para o exercício

shutterstock_136703756 (1)Os dias mais frios do ano provavelmente já se foram na maioria das cidades brasileiras. E algumas, inclusive, já experimentaram dias bem quentes nessa última semana. É um fato fisiológico: temperatura elevada não combina com performance.
Numero de Comentários:

Aliar a musculação à corrida traz benefícios a atletas iniciantes

shutterstock_161720096Que a corrida é um esporte mais do que indicado para manter o corpo saudável todo mundo sabe. Entretanto, existem complicações muito comuns do esporte, como lesões e dores lombares, que podem atrapalhar o desempenho e prejudicar o corredor. Para evitar esses males e garantir 100% de aproveitamento na corrida, os especialistas recomendam a prática da musculação.
Numero de Comentários:

A importância da recuperação ativa para atletas

shutterstock_181383680Até o início dos anos 90, quando um corredor fazia algum treino longo ou competição, ele tinha que realizar o descanso passivo, ou seja, após a competição o atleta não realizava nenhuma atividade física intensa, apenas descansava o corpo. Ao contrário do que se pregava no século passado, hoje é indicado que o atleta realize alguma atividade física após uma competição para ter uma melhor recuperação. Essa prática, já utilizada por muitos atletas profissionais, é chamada de recuperação ativa.
Numero de Comentários:

Calistenia utiliza o próprio corpo como peso

shutterstock_158280560Há muitos anos, antes do caos de locomoção e da falta de espaço livre nas grandes cidades, as academias que existiam eram quase sempre especializadas em uma atividade esportiva, na maioria das vezes lutas como o judô e o boxe. Mesmo o uso de aparelhos e halteres se destinavam àqueles que tinham na prática do halterofilismo o objetivo. 
Numero de Comentários:

Exercício físico e digestão: Saiba que cuidados precisam ser observados

shutterstock_105247481O exercício físico e o processo digestivo são duas situações que requerem ajustes fisiológicos particulares e caracterizam situações que até certo ponto podem ser consideradas incompatíveis. 
Numero de Comentários:

Há necessidade de treinos longos semanais para correr maratona?

shutterstock_161460491Nos últimos anos a corrida realmente entrou na vida de muitos brasileiros, o número de corredores se multiplicou. E isso, consequentemente, aumentou o nível de disputa de várias provas amadoras importantes das distâncias mais comuns (5, 10, 21 e 42km). 
Numero de Comentários:

Mania entre as celebridades, Crossfit testa limite de atletas em competição

shutterstock_141479419A modalidade tem se tornado bem popular no Brasil e atraiu a atenção de artistas como Giovana Antonelli, Bruna Marquezine, Reinaldo Gianecchini, Jesus Luz e Bruno Gagliasso. O Crossfit pode trabalhar a resistência muscular, flexibilidade, coordenação motora, o equilíbrio e ajuda a tonificar o corpo. É uma mistura de exercícios de atletismo, ginástica olímpica e levantamento olímpico.
Numero de Comentários:

Excesso de atividades físicas pode se tornar um problema

shutterstock_99557738Para manter a saúde corpoporal, é necessário ter cuidados e não abusar nos exercícios físicos. Mas, o excesso de atividades pode transformar o que seria um hábito prazeroso em um grande risco para o corpo. As formas de executar os exercícios devem ser sempre acompanhadas e orientadas por profissionais como: personal trainer, fisioterapeuta e professor de educação física.
Numero de Comentários:

Além do balde de gelo: saiba mais sobre a esclerose lateral amiotrófica

shutterstock_211884313A doença pela qual algumas figuras públicas estão participando do “desafio do balde de gelo” é a esclerose lateral amiotrófica. 
Numero de Comentários:

Profissionais enfatizam a importância da prática da educação física e os efeitos efetivos no corpo e no aspecto emocional

shutterstock_144933187A prática da Educação Física pode ser de grande ajuda na recuperação ou manutenção da saúde corporal e, até mesmo, emocional de pessoas com deficiência. A opinião unânime de professores e especialistas vai na direção de que, na maioria dos casos, as orientações e os consequentes benefícios da prática dependem diretamente do tipo de limitação que acomete a pessoa.
Numero de Comentários:

Excesso de atividade física e obesidade: sobrecarga nas articulações

shutterstock_101087851Queixas nos consultórios médicos revelam necessidade de prevenção do desgaste na cartilagem dos joelhos. 
Numero de Comentários:

Exercício em excesso ameaça a saúde de cardíacos

shutterstock_202165030Pesquisa mostra que sobreviventes de ataques cardíacos que se exercitam além da conta têm 2,5 vezes mais risco de morrer do que aqueles que fazem atividade física com moderação.
Numero de Comentários:

Atividade física não é suficiente para evitar obesidade

shutterstock_193018853Ficar sentado por muito tempo durante os momentos de lazer aumenta o risco de desenvolver obesidade, mesmo que você frequente a academia. De acordo com os cientistas da University College London, na Inglaterra, aqueles que ficam pouco tempo sentados e ainda se exercitam bastante diminuem as chances de sofrer de obesidade. As informações são do Daily Mail.
Numero de Comentários:

Pisada para dentro pode causar entorses de tornozelo

shutterstock_125650262As pessoas portadoras de pés planos, conhecidos como pés chatos, têm a tendência de pisar para dentro, com a borda interna dos pés, ou seja, são chamados de pronados.
Numero de Comentários:

Intensidade do exercício de esportistas com mais de 60 anos é polêmica

shutterstock_113333947Publicada recentemente no "Journal of the American Geriatrics Society", uma investigação científica realizada porpesquisadores da Escócia concluiu que “seis segundos de exercícios físicos intensos podem transformar a saúde de idosos, ao reduzir a pressão sanguínea e melhorar o condicionamento geral ao longo do tempo”.
Numero de Comentários:

Atividade física pode reduzir as dores da fibromialgia no inverno

shutterstock_207656785Doença crônica que causa dores em todo o corpo pode se intensificar com a chegada do frio. Com a chegada da estação mais fria do ano, as dores, em geral nos tendões e articulações, podem ficar mais acentuadas. Por isso, a prática de atividade física é recomendada para evitar as dores.
Numero de Comentários: