Back Ciência Canais Fisiologia

Fisiologia

Calistenia utiliza o próprio corpo como peso

shutterstock_158280560Há muitos anos, antes do caos de locomoção e da falta de espaço livre nas grandes cidades, as academias que existiam eram quase sempre especializadas em uma atividade esportiva, na maioria das vezes lutas como o judô e o boxe. Mesmo o uso de aparelhos e halteres se destinavam àqueles que tinham na prática do halterofilismo o objetivo. 
Numero de Comentários:

Exercício físico e digestão: Saiba que cuidados precisam ser observados

shutterstock_105247481O exercício físico e o processo digestivo são duas situações que requerem ajustes fisiológicos particulares e caracterizam situações que até certo ponto podem ser consideradas incompatíveis. 
Numero de Comentários:

Há necessidade de treinos longos semanais para correr maratona?

shutterstock_161460491Nos últimos anos a corrida realmente entrou na vida de muitos brasileiros, o número de corredores se multiplicou. E isso, consequentemente, aumentou o nível de disputa de várias provas amadoras importantes das distâncias mais comuns (5, 10, 21 e 42km). 
Numero de Comentários:

Mania entre as celebridades, Crossfit testa limite de atletas em competição

shutterstock_141479419A modalidade tem se tornado bem popular no Brasil e atraiu a atenção de artistas como Giovana Antonelli, Bruna Marquezine, Reinaldo Gianecchini, Jesus Luz e Bruno Gagliasso. O Crossfit pode trabalhar a resistência muscular, flexibilidade, coordenação motora, o equilíbrio e ajuda a tonificar o corpo. É uma mistura de exercícios de atletismo, ginástica olímpica e levantamento olímpico.
Numero de Comentários:

Excesso de atividades físicas pode se tornar um problema

shutterstock_99557738Para manter a saúde corpoporal, é necessário ter cuidados e não abusar nos exercícios físicos. Mas, o excesso de atividades pode transformar o que seria um hábito prazeroso em um grande risco para o corpo. As formas de executar os exercícios devem ser sempre acompanhadas e orientadas por profissionais como: personal trainer, fisioterapeuta e professor de educação física.
Numero de Comentários:

Além do balde de gelo: saiba mais sobre a esclerose lateral amiotrófica

shutterstock_211884313A doença pela qual algumas figuras públicas estão participando do “desafio do balde de gelo” é a esclerose lateral amiotrófica. 
Numero de Comentários:

Profissionais enfatizam a importância da prática da educação física e os efeitos efetivos no corpo e no aspecto emocional

shutterstock_144933187A prática da Educação Física pode ser de grande ajuda na recuperação ou manutenção da saúde corporal e, até mesmo, emocional de pessoas com deficiência. A opinião unânime de professores e especialistas vai na direção de que, na maioria dos casos, as orientações e os consequentes benefícios da prática dependem diretamente do tipo de limitação que acomete a pessoa.
Numero de Comentários:

Excesso de atividade física e obesidade: sobrecarga nas articulações

shutterstock_101087851Queixas nos consultórios médicos revelam necessidade de prevenção do desgaste na cartilagem dos joelhos. 
Numero de Comentários:

Exercício em excesso ameaça a saúde de cardíacos

shutterstock_202165030Pesquisa mostra que sobreviventes de ataques cardíacos que se exercitam além da conta têm 2,5 vezes mais risco de morrer do que aqueles que fazem atividade física com moderação.
Numero de Comentários:

Atividade física não é suficiente para evitar obesidade

shutterstock_193018853Ficar sentado por muito tempo durante os momentos de lazer aumenta o risco de desenvolver obesidade, mesmo que você frequente a academia. De acordo com os cientistas da University College London, na Inglaterra, aqueles que ficam pouco tempo sentados e ainda se exercitam bastante diminuem as chances de sofrer de obesidade. As informações são do Daily Mail.
Numero de Comentários:

Pisada para dentro pode causar entorses de tornozelo

shutterstock_125650262As pessoas portadoras de pés planos, conhecidos como pés chatos, têm a tendência de pisar para dentro, com a borda interna dos pés, ou seja, são chamados de pronados.
Numero de Comentários:

Intensidade do exercício de esportistas com mais de 60 anos é polêmica

shutterstock_113333947Publicada recentemente no "Journal of the American Geriatrics Society", uma investigação científica realizada porpesquisadores da Escócia concluiu que “seis segundos de exercícios físicos intensos podem transformar a saúde de idosos, ao reduzir a pressão sanguínea e melhorar o condicionamento geral ao longo do tempo”.
Numero de Comentários:

Atividade física pode reduzir as dores da fibromialgia no inverno

shutterstock_207656785Doença crônica que causa dores em todo o corpo pode se intensificar com a chegada do frio. Com a chegada da estação mais fria do ano, as dores, em geral nos tendões e articulações, podem ficar mais acentuadas. Por isso, a prática de atividade física é recomendada para evitar as dores.
Numero de Comentários:

Lesões esportivas são armadilhas para profissionais e amadores

shutterstock_180859400Quem pratica esporte está sujeito a lesões. Segundo o ortopedista Alexandre Santacruz, do Hospital e Maternidade São Luiz, a atividade física previne uma série de doenças, mas sua prática incorreta pode levar a dores e distensões musculares se não houver o cuidado com o aquecimento e o alongamento adequados.
Numero de Comentários:

Exercícios intensos de 6s 'melhoram saúde de idosos', diz pesquisa

shutterstock_149523638Pesquisadores da Escócia descobriram que seis segundos de exercícios físicos intensos podem transformar a saúde de idosos, ao reduzir a pressão sanguínea e melhorar o condicionamento geral ao longo do tempo.
Numero de Comentários:

Excesso de atividade física é um problema

shutterstock_155810510Para manter o corpo saudável no verão, é necessário ter cuidados com a saúde e não abusar nos exercícios físicos.
Numero de Comentários:

Dias estressantes desaceleram o metabolismo

shutterstock_124904075Uma rotina estressante pode ter consequências negativas na balança — e talvez ajude a explicar o motivo pelo qual algumas pessoas não conseguem emagrecer. Segundo um novo estudo da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, o metabolismo de uma pessoa desacelera após dias estressantes, diminuindo a capacidade de queimar calorias.
Numero de Comentários:

Evite o “overtraining” causado pelos treinos intensos por longos períodos

shutterstock_184528433A partir do momento que a pessoa faz a sua primeira prova e começa a aderir aquele clima de competição, esta se torna um competidor e entra em uma espécie de novo mundo. E algum tempo depois, percebe que cruzou uma linha que divide corrida para a saúde de treinamento para competição.
Numero de Comentários:

Cientistas estão mais perto de exame para diagnosticar o Alzheimer

shutterstock_150773027Cientistas britânicos anunciaram ter feito um grande avanço na direção do desenvolvimento de um exame de sangue capaz de prever a manifestação do Alzheimer, ajudando potencialmente na busca pela cura da doença, que é a forma mais comum de demência.
Numero de Comentários:

Entenda por que o aquecimento é tão importante antes da atividade física

shutterstock_53828236A prática de aquecer antes de fazer uma atividade física é um hábito consagrado e consensual tanto para os especialistas quanto para os praticantes de exercícios. A percepção dos seus benefícios pode ser considerada até intuitiva, porém é importante entender um pouco melhor como o aquecimento funciona para valorizarmos ainda mais sua importância.
Numero de Comentários:

É possível controlar o metabolismo e acelerar a queima de gorduras?

shutterstock_100728997Metabolismo é a velocidade na qual o seu corpo utiliza os alimentos que consome. Apesar de sofrermos influência direta das características genéticas, nós temos controle sobre a sua velocidade. Ao lado da sua idade e do seu gênero, seguem três fatores que regulam a nossa taxa metabólica, a velocidade do metabolismo.
Numero de Comentários: