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Fisiologia

Os exercícios físicos na fibromialgia

shutterstock_1729293A síndrome da fibromialgia (FM) se caracteriza por dor crônica generalizada, distúrbio do sono e fadiga. Estes pacientes, caracteristicamente exibem diminuição da aptidão cardiorrespiratória. Há evidência de que a atividade física modula a dor em pacientes com FM.
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Hábitos certos podem impedir deterioração óssea e muscular

shutterstock_212562604Ser fisicamente ativo pode melhorar significativamente a saúde músculo-esquelética e a saúde em geral, além de minimizar ou retardar os efeitos do envelhecimento. É o que defende uma revisão das mais recentes pesquisas sobre os atletas seniores (com idades entre 65 anos ou mais), publicada no jornal da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (JAAOS).
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Colágeno pode formar novo tecido e tratar lesões na cartilagem articular

shutterstock_160334447Dos problemas que podem prejudicar os praticantes de exercícios, particularmente os corredores, existe um que requer maiores cuidados pela gravidade das suas consequências. Trata-se do problema das lesões de cartilagem articular, que se constituem em um verdadeiro “fantasma” tanto para os praticantes de exercício como também para os idosos.
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Plasma rico em plaquetas: inovadora e simples, técnica acelera recuperação

shutterstock_225633490Logo no seu surgimento o Plasma Rico em Plaquetas (PRP), em 2007, destacou-se por ser uma técnica inovadora para o tratamento de lesões em atletas e não-atletas. Vários profissionais já se beneficiaram do uso de seu próprio sangue nesse procedimento promissor. Comumente chamado de terapia de plasma rico em plaquetas, antigamente era conhecido como “fator de crescimento”.
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O atleta que está começando a exercitar-se deve respeitar o ritmo de adaptação do corpo

shutterstock_216686353É possível que você conheça alguém que precise começar a praticar atividade física por motivos de saúde. Isso é um assunto sério, mas muitos simplesmente não conseguem dar o primeiro passo e começar a mudar a rotina. Ao longo de anos de profissão, fui aprendendo a tentar pensar como essas pessoas. E começar a treinar pode sim ser algo bem penoso e difícil por diversas razões.
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Por que o corredor se machuca? Tênis e alongamento têm pouca relação

shutterstock_208860424Lesão na corrida é um assunto bastante complexo. Se um corredor for questionado sobre a razão pela qual ele acredita estar machucado, as respostas mais comuns são: “acho que o tênis estava errado” e “eu não alonguei direito”.
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Corpo já sente prejuízos após 10 dias sem treino

shutterstock_207716425Hoje em dia os alunos das academias tem muitas dúvidas após as retomadas dos treinos. Isso pode acontecer após um período de férias, doente, lesionado, viagens, muito trabalho, final do ano e até mesmo o fato de ter saído da academia. Na terminologia do mundo dos esportes e do treinamento físico esse período parado é chamado de "destreinamento". 
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Corrida em dia chuvoso? Treinadora alerta para os cuidados necessários

chuvasQuem está treinando para uma corrida longa tem uma planilha a cumprir. Por isso, não dá para ficar esperando um dia de tempo firme e de céu claro para treinar. Faça chuva ou sol, o atleta tem, sim, que encarar a estrada e acumular rodagem. Mas o que deve ser feito para correr na chuva da melhor forma possível e com mais segurança?
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Os mitos e verdades do excesso de suor nos treinos

shutterstock_59788018Durante os treinamentos normalmente os profissionais de Educação Física costumam ouvir de seus alunos ou clientes as mesmas duvidas sobre hidratação e a perda de líquidos durante a atividade física. Veja as principais questões levantadas pelos nossos atletas nos treinos de corrida e aeróbicos.
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Saiba por que temperatura e umidade altas são prejudiciais para o exercício

shutterstock_136703756 (1)Os dias mais frios do ano provavelmente já se foram na maioria das cidades brasileiras. E algumas, inclusive, já experimentaram dias bem quentes nessa última semana. É um fato fisiológico: temperatura elevada não combina com performance.
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Aliar a musculação à corrida traz benefícios a atletas iniciantes

shutterstock_161720096Que a corrida é um esporte mais do que indicado para manter o corpo saudável todo mundo sabe. Entretanto, existem complicações muito comuns do esporte, como lesões e dores lombares, que podem atrapalhar o desempenho e prejudicar o corredor. Para evitar esses males e garantir 100% de aproveitamento na corrida, os especialistas recomendam a prática da musculação.
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A importância da recuperação ativa para atletas

shutterstock_181383680Até o início dos anos 90, quando um corredor fazia algum treino longo ou competição, ele tinha que realizar o descanso passivo, ou seja, após a competição o atleta não realizava nenhuma atividade física intensa, apenas descansava o corpo. Ao contrário do que se pregava no século passado, hoje é indicado que o atleta realize alguma atividade física após uma competição para ter uma melhor recuperação. Essa prática, já utilizada por muitos atletas profissionais, é chamada de recuperação ativa.
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Calistenia utiliza o próprio corpo como peso

shutterstock_158280560Há muitos anos, antes do caos de locomoção e da falta de espaço livre nas grandes cidades, as academias que existiam eram quase sempre especializadas em uma atividade esportiva, na maioria das vezes lutas como o judô e o boxe. Mesmo o uso de aparelhos e halteres se destinavam àqueles que tinham na prática do halterofilismo o objetivo. 
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Exercício físico e digestão: Saiba que cuidados precisam ser observados

shutterstock_105247481O exercício físico e o processo digestivo são duas situações que requerem ajustes fisiológicos particulares e caracterizam situações que até certo ponto podem ser consideradas incompatíveis. 
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Há necessidade de treinos longos semanais para correr maratona?

shutterstock_161460491Nos últimos anos a corrida realmente entrou na vida de muitos brasileiros, o número de corredores se multiplicou. E isso, consequentemente, aumentou o nível de disputa de várias provas amadoras importantes das distâncias mais comuns (5, 10, 21 e 42km). 
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Mania entre as celebridades, Crossfit testa limite de atletas em competição

shutterstock_141479419A modalidade tem se tornado bem popular no Brasil e atraiu a atenção de artistas como Giovana Antonelli, Bruna Marquezine, Reinaldo Gianecchini, Jesus Luz e Bruno Gagliasso. O Crossfit pode trabalhar a resistência muscular, flexibilidade, coordenação motora, o equilíbrio e ajuda a tonificar o corpo. É uma mistura de exercícios de atletismo, ginástica olímpica e levantamento olímpico.
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Excesso de atividades físicas pode se tornar um problema

shutterstock_99557738Para manter a saúde corpoporal, é necessário ter cuidados e não abusar nos exercícios físicos. Mas, o excesso de atividades pode transformar o que seria um hábito prazeroso em um grande risco para o corpo. As formas de executar os exercícios devem ser sempre acompanhadas e orientadas por profissionais como: personal trainer, fisioterapeuta e professor de educação física.
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Além do balde de gelo: saiba mais sobre a esclerose lateral amiotrófica

shutterstock_211884313A doença pela qual algumas figuras públicas estão participando do “desafio do balde de gelo” é a esclerose lateral amiotrófica. 
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Profissionais enfatizam a importância da prática da educação física e os efeitos efetivos no corpo e no aspecto emocional

shutterstock_144933187A prática da Educação Física pode ser de grande ajuda na recuperação ou manutenção da saúde corporal e, até mesmo, emocional de pessoas com deficiência. A opinião unânime de professores e especialistas vai na direção de que, na maioria dos casos, as orientações e os consequentes benefícios da prática dependem diretamente do tipo de limitação que acomete a pessoa.
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Excesso de atividade física e obesidade: sobrecarga nas articulações

shutterstock_101087851Queixas nos consultórios médicos revelam necessidade de prevenção do desgaste na cartilagem dos joelhos. 
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Exercício em excesso ameaça a saúde de cardíacos

shutterstock_202165030Pesquisa mostra que sobreviventes de ataques cardíacos que se exercitam além da conta têm 2,5 vezes mais risco de morrer do que aqueles que fazem atividade física com moderação.
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