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Fisiologia

Atividade Física em excesso traz riscos à saúde

shutterstock_225189379Há algumas semanas a morte de dois corredores durante meias maratonas – uma em Campinas e outra em Porto Alegre –, chamaram a atenção para um tema que incomoda atletas: correr em excesso pode ser perigoso e trazer mais risco do que benefícios?
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EPO aumenta glóbulos vermelhos do sangue, mas eleva pressão arterial

shutterstock_51452437Caso de queniana flagrada em exame antidoping de maratona alerta para o perigo da ingestão de substâncias que melhoram o desempenho esportivo.
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Cuidar do corpo com atividade física ajuda no combate à depressão

shutterstock_133667801De acordo com a pesquisa, adaptar o estilo de andar pode colaborar nos tratamentos para a depressão. “ O modo de caminhar é uma evidência de como a fisiologia impacta em nossos estados emocionais. Além disso, a forma como respiramos, gesticulamos e falamos tem total influência sobre como nos sentimos. Outro aliado no controle das emoções são as palavras que utilizamos”, explica a coach Mariana Lorenzetti.
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Gestão psicológica da dor e ginástica demonstram eficácia na prevenção da dor nas costas crônica

shutterstock_155178608As dores nas costas é uma queixa frequente e bastante comum, no entanto, a causa permanece um mistério. Durante a infância algumas crianças sofrem de dores nas costas, enquanto outras não. A prevenção de dores nas costas em crianças que frequentam a escola primária é agora alvo de estudo no programa de investigação Genodisc
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Os exercícios físicos na fibromialgia

shutterstock_1729293A síndrome da fibromialgia (FM) se caracteriza por dor crônica generalizada, distúrbio do sono e fadiga. Estes pacientes, caracteristicamente exibem diminuição da aptidão cardiorrespiratória. Há evidência de que a atividade física modula a dor em pacientes com FM.
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Hábitos certos podem impedir deterioração óssea e muscular

shutterstock_212562604Ser fisicamente ativo pode melhorar significativamente a saúde músculo-esquelética e a saúde em geral, além de minimizar ou retardar os efeitos do envelhecimento. É o que defende uma revisão das mais recentes pesquisas sobre os atletas seniores (com idades entre 65 anos ou mais), publicada no jornal da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (JAAOS).
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Colágeno pode formar novo tecido e tratar lesões na cartilagem articular

shutterstock_160334447Dos problemas que podem prejudicar os praticantes de exercícios, particularmente os corredores, existe um que requer maiores cuidados pela gravidade das suas consequências. Trata-se do problema das lesões de cartilagem articular, que se constituem em um verdadeiro “fantasma” tanto para os praticantes de exercício como também para os idosos.
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Plasma rico em plaquetas: inovadora e simples, técnica acelera recuperação

shutterstock_225633490Logo no seu surgimento o Plasma Rico em Plaquetas (PRP), em 2007, destacou-se por ser uma técnica inovadora para o tratamento de lesões em atletas e não-atletas. Vários profissionais já se beneficiaram do uso de seu próprio sangue nesse procedimento promissor. Comumente chamado de terapia de plasma rico em plaquetas, antigamente era conhecido como “fator de crescimento”.
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O atleta que está começando a exercitar-se deve respeitar o ritmo de adaptação do corpo

shutterstock_216686353É possível que você conheça alguém que precise começar a praticar atividade física por motivos de saúde. Isso é um assunto sério, mas muitos simplesmente não conseguem dar o primeiro passo e começar a mudar a rotina. Ao longo de anos de profissão, fui aprendendo a tentar pensar como essas pessoas. E começar a treinar pode sim ser algo bem penoso e difícil por diversas razões.
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Por que o corredor se machuca? Tênis e alongamento têm pouca relação

shutterstock_208860424Lesão na corrida é um assunto bastante complexo. Se um corredor for questionado sobre a razão pela qual ele acredita estar machucado, as respostas mais comuns são: “acho que o tênis estava errado” e “eu não alonguei direito”.
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Corpo já sente prejuízos após 10 dias sem treino

shutterstock_207716425Hoje em dia os alunos das academias tem muitas dúvidas após as retomadas dos treinos. Isso pode acontecer após um período de férias, doente, lesionado, viagens, muito trabalho, final do ano e até mesmo o fato de ter saído da academia. Na terminologia do mundo dos esportes e do treinamento físico esse período parado é chamado de "destreinamento". 
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Corrida em dia chuvoso? Treinadora alerta para os cuidados necessários

chuvasQuem está treinando para uma corrida longa tem uma planilha a cumprir. Por isso, não dá para ficar esperando um dia de tempo firme e de céu claro para treinar. Faça chuva ou sol, o atleta tem, sim, que encarar a estrada e acumular rodagem. Mas o que deve ser feito para correr na chuva da melhor forma possível e com mais segurança?
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Os mitos e verdades do excesso de suor nos treinos

shutterstock_59788018Durante os treinamentos normalmente os profissionais de Educação Física costumam ouvir de seus alunos ou clientes as mesmas duvidas sobre hidratação e a perda de líquidos durante a atividade física. Veja as principais questões levantadas pelos nossos atletas nos treinos de corrida e aeróbicos.
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Saiba por que temperatura e umidade altas são prejudiciais para o exercício

shutterstock_136703756 (1)Os dias mais frios do ano provavelmente já se foram na maioria das cidades brasileiras. E algumas, inclusive, já experimentaram dias bem quentes nessa última semana. É um fato fisiológico: temperatura elevada não combina com performance.
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Aliar a musculação à corrida traz benefícios a atletas iniciantes

shutterstock_161720096Que a corrida é um esporte mais do que indicado para manter o corpo saudável todo mundo sabe. Entretanto, existem complicações muito comuns do esporte, como lesões e dores lombares, que podem atrapalhar o desempenho e prejudicar o corredor. Para evitar esses males e garantir 100% de aproveitamento na corrida, os especialistas recomendam a prática da musculação.
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A importância da recuperação ativa para atletas

shutterstock_181383680Até o início dos anos 90, quando um corredor fazia algum treino longo ou competição, ele tinha que realizar o descanso passivo, ou seja, após a competição o atleta não realizava nenhuma atividade física intensa, apenas descansava o corpo. Ao contrário do que se pregava no século passado, hoje é indicado que o atleta realize alguma atividade física após uma competição para ter uma melhor recuperação. Essa prática, já utilizada por muitos atletas profissionais, é chamada de recuperação ativa.
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Calistenia utiliza o próprio corpo como peso

shutterstock_158280560Há muitos anos, antes do caos de locomoção e da falta de espaço livre nas grandes cidades, as academias que existiam eram quase sempre especializadas em uma atividade esportiva, na maioria das vezes lutas como o judô e o boxe. Mesmo o uso de aparelhos e halteres se destinavam àqueles que tinham na prática do halterofilismo o objetivo. 
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Exercício físico e digestão: Saiba que cuidados precisam ser observados

shutterstock_105247481O exercício físico e o processo digestivo são duas situações que requerem ajustes fisiológicos particulares e caracterizam situações que até certo ponto podem ser consideradas incompatíveis. 
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Há necessidade de treinos longos semanais para correr maratona?

shutterstock_161460491Nos últimos anos a corrida realmente entrou na vida de muitos brasileiros, o número de corredores se multiplicou. E isso, consequentemente, aumentou o nível de disputa de várias provas amadoras importantes das distâncias mais comuns (5, 10, 21 e 42km). 
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Mania entre as celebridades, Crossfit testa limite de atletas em competição

shutterstock_141479419A modalidade tem se tornado bem popular no Brasil e atraiu a atenção de artistas como Giovana Antonelli, Bruna Marquezine, Reinaldo Gianecchini, Jesus Luz e Bruno Gagliasso. O Crossfit pode trabalhar a resistência muscular, flexibilidade, coordenação motora, o equilíbrio e ajuda a tonificar o corpo. É uma mistura de exercícios de atletismo, ginástica olímpica e levantamento olímpico.
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Excesso de atividades físicas pode se tornar um problema

shutterstock_99557738Para manter a saúde corpoporal, é necessário ter cuidados e não abusar nos exercícios físicos. Mas, o excesso de atividades pode transformar o que seria um hábito prazeroso em um grande risco para o corpo. As formas de executar os exercícios devem ser sempre acompanhadas e orientadas por profissionais como: personal trainer, fisioterapeuta e professor de educação física.
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