Back Ciência Canais Fisiologia

Fisiologia

Lesões esportivas são armadilhas para profissionais e amadores

shutterstock_180859400Quem pratica esporte está sujeito a lesões. Segundo o ortopedista Alexandre Santacruz, do Hospital e Maternidade São Luiz, a atividade física previne uma série de doenças, mas sua prática incorreta pode levar a dores e distensões musculares se não houver o cuidado com o aquecimento e o alongamento adequados.
Numero de Comentários:

Exercícios intensos de 6s 'melhoram saúde de idosos', diz pesquisa

shutterstock_149523638Pesquisadores da Escócia descobriram que seis segundos de exercícios físicos intensos podem transformar a saúde de idosos, ao reduzir a pressão sanguínea e melhorar o condicionamento geral ao longo do tempo.
Numero de Comentários:

Excesso de atividade física é um problema

shutterstock_155810510Para manter o corpo saudável no verão, é necessário ter cuidados com a saúde e não abusar nos exercícios físicos.
Numero de Comentários:

Dias estressantes desaceleram o metabolismo

shutterstock_124904075Uma rotina estressante pode ter consequências negativas na balança — e talvez ajude a explicar o motivo pelo qual algumas pessoas não conseguem emagrecer. Segundo um novo estudo da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, o metabolismo de uma pessoa desacelera após dias estressantes, diminuindo a capacidade de queimar calorias.
Numero de Comentários:

Evite o “overtraining” causado pelos treinos intensos por longos períodos

shutterstock_184528433A partir do momento que a pessoa faz a sua primeira prova e começa a aderir aquele clima de competição, esta se torna um competidor e entra em uma espécie de novo mundo. E algum tempo depois, percebe que cruzou uma linha que divide corrida para a saúde de treinamento para competição.
Numero de Comentários:

Cientistas estão mais perto de exame para diagnosticar o Alzheimer

shutterstock_150773027Cientistas britânicos anunciaram ter feito um grande avanço na direção do desenvolvimento de um exame de sangue capaz de prever a manifestação do Alzheimer, ajudando potencialmente na busca pela cura da doença, que é a forma mais comum de demência.
Numero de Comentários:

Entenda por que o aquecimento é tão importante antes da atividade física

shutterstock_53828236A prática de aquecer antes de fazer uma atividade física é um hábito consagrado e consensual tanto para os especialistas quanto para os praticantes de exercícios. A percepção dos seus benefícios pode ser considerada até intuitiva, porém é importante entender um pouco melhor como o aquecimento funciona para valorizarmos ainda mais sua importância.
Numero de Comentários:

É possível controlar o metabolismo e acelerar a queima de gorduras?

shutterstock_100728997Metabolismo é a velocidade na qual o seu corpo utiliza os alimentos que consome. Apesar de sofrermos influência direta das características genéticas, nós temos controle sobre a sua velocidade. Ao lado da sua idade e do seu gênero, seguem três fatores que regulam a nossa taxa metabólica, a velocidade do metabolismo.
Numero de Comentários:

Medir porcentagem de gordura permite avaliar melhor mudanças no corpo

shutterstock_195648758Preocupar-se apenas com o peso durante o processo de emagrecimento não é uma boa estratégia. É importante observar também a porcentagem de gordura. Isto porque ela vai permitir dividir o corpo em dois compartimentos que são a massa magra, músculo, vísceras, ossos e sangue, e massa gorda, gordura.
Numero de Comentários:

Vale a pena forçar e continuar os treinos mesmo quando se tem dor?

shutterstock_123743260Provavelmente você já ouviu a clássica expressão “no pain no gain” – sem dor sem ganho. Talvez isso seja inspirador, mas está longe de ser verdade. Treinar com dor é um sinal de que algo está errado, seu organismo está sofrendo.
Numero de Comentários:

Fazer exercícios em jejum queima músculos e preserva gorduras

shutterstock_150920477A sabedoria do corpo humano não tem limites. O mecanismo de controle de vida e da sobrevivência é um dos que faz da espécie humana uma vitoriosa na adaptação ao longo dos séculos de desenvolvimento.
Numero de Comentários:

Sedentários têm um risco dobrado de sofrer com doenças do coração

shutterstock_164151236Estudos recentes demonstraram que obesos ativos possuem menor risco de saúde do que magros sedentários. Segundo a Federação Mundial de Cardiologia, pessoas que não se exercitam possuem um risco duas vezes maior de sofrer doenças do coração, ter pressão alta e desenvolver diabetes, independente do fato de estar ou não acima do peso.
Numero de Comentários:

Estudo descobre como stress pode levar ao infarto e AVC

shutterstock_96021902Cientistas descobriram de que forma o stress pode levar a um infarto ou a um acidente vascular cerebral (AVC). Segundo uma pesquisa feita na Faculdade de Medicina da Universidade Harvard, Estados Unidos, situações estressantes provocam uma produção excessiva de glóbulos brancos no organismo.
Numero de Comentários:

Exercícios físicos devem continuar no inverno

shutterstock_164308100Com a chegada do inverno, estação mais fria do ano, aos poucos as Academias começam a ficar vazias. Com a queda de temperatura, o organismo sofre algumas alterações e as pessoas ficam mais preguiçosas.
Numero de Comentários:

Exercícios para treinar o equilíbrio, a resistência e a força

shutterstock_134086694Você sente dor após fazer atividade física? Será que isso é sinal de algo errado? A reumatologista Fernanda Lima explicou que a dor muscular depois de se exercitar pode ser normal no início ou depois que a pessoa muda a intensidade do treino, o que não deve ser motivo para desanimar. Porém, se essa dor aparecer durante o exercício, é preciso ficar atento para avaliar se o movimento não está sendo feito do jeito errado.
Numero de Comentários:

A Educação Física e os portadores de deficiência

shutterstock_144933301A Educação Física tem muito a oferecer às pessoas portadoras de diversos tipos de deficiência, nas mais variadas formas de atividade. Seguramente, é capaz de promover maior integração social do deficiente, provocando seu interesse pelo Esporte e pela própria graduação profissional.
Numero de Comentários:

Como evitar lesões na corrida de rua?

shutterstock_174402995A maior parte das lesões em corredores acontece devido a algum movimento incorreto, que imprime uma sobrecarga nas articulações e músculos. Como exemplos de movimentos inadequados podemos citar excesso de pronação do tornozelo, queda do joelho para dentro (valgo) e flexão de quadril na fase de absorção de impacto.
Numero de Comentários:

Exercícios físicos: Uma alternativa ao combate a osteoporose

shutterstock_181704656Os ossos enfraquecidos estão sujeitos a fraturas mesmo sem que ocorra trauma. Isso pode acontecer com o desenvolvimento da osteoporose. A doença é responsável por deixar os ossos menos densos e consequentemente mais frágeis, suscetíveis a fraturas. De acordo com o Censo 2010 do IBGE, há mais de cinco milhões de brasileiros com osteoporose.
Numero de Comentários:

Fórmula da frequência cardíaca máxima ao esforço pode ser falha

shutterstock_141479836Um estudo realizado por pesquisadores da Clínica Mayo questiona a precisão da tradicional fórmula para o cálculo da frequência cardíaca máxima durante o exercício físico, ou seja, 220 menos a idade (180 batimentos por minuto em uma pessoa de 40 anos, por exemplo).
Numero de Comentários:

Exercício físico é parte do tratamento da fibromialgia e pode aliviar dores

shutterstock_116458600Exercício físico é parte do tratamento da fibromialgia e pode aliviar dores. O ginecologista José Bento e o reumatologista Roberto Heymann explicaram que, apesar de não ter cura, a doença tem tratamento, com medicamentos e também atividade física.
Numero de Comentários:

'Ciência da recuperação' indica hábitos importantes após prática de exercícios

shutterstock_176358896Quando realizamos uma atividade física, os benefícios do exercício são obtidos durante o período de recuperação. Isto caracteriza o período pós-atividade como de importância fundamental para os objetivos do programa.
Numero de Comentários: