A principal recomendação dietética para pessoas com altos níveis de colesterol é a adoção de uma alimentação com baixos níveis de gordura saturada.
Mas uma nova pesquisa mostra que é mais eficaz adotar uma alimentação com ingredientes capazes de reduzir os níveis de colesterol.
Essa alimentação inclui proteína de soja, castanhas e esteróis vegetais.
Em um estudo realizado na Universidade de Toronto, no Canadá, os médicos verificaram que o uso de alimentos redutores do colesterol baixou o nível do LDL muito mais do que a primeira opção, centrada apenas nas gorduras.
Dietas para baixar o colesterol
Têm sido feitos vários esforços para melhorar a capacidade da terapia dietética para reduzir o colesterol sérico.
Isso tem sido feito através da inclusão de alimentos específicos ou componentes alimentares com conhecida capacidade para baixar o colesterol, isoladamente ou em combinação (carteira de dieta).
Mas até agora não havia sido feito um estudo a longo prazo de tais dietas, em comparação com os conselhos dietéticos convencionais.
Neste estudo, os participantes receberam aconselhamento dietético e foram acompanhados por 6 meses.
Tirar o ruim ou aumentar o bom?
O grupo de controle foi instruído segundo a dieta terapêutica convencional, com gorduras pouco saturadas.
A dieta controle enfatizou fibras e grãos integrais, mas sem usar componentes da nova dieta proposta, que enfatiza a incorporação na alimentação de esteróis vegetais, proteína de soja, fibras viscosas e castanhas.
Os pesquisadores verificaram que as alterações no LDL-C foram de -3%, ou 8 mg/dL, para os participantes na dieta-controle tradicional.
Na nova abordagem, incluindo os alimentos com capacidade para baixar o colesterol, as variações percentuais atingiram -13,8%, ou -26 mg/dL.


Segundo um novo estudo realizado na universidade Maastricht, na Holanda, engordar pode estar ligado não apenas a alimentação, mas também, aos genes do organismo.
Pesquisa aponta que consumo diário de refrigerantes e outras bebidas adocicadas pode aumentar em até 33% os riscos de pedras nos rins.
Desequilíbrio muscular, falta de alongamento, muito impacto e a sobrecarga nos treinos são algumas causas das dores.
Objetivo do estudo é utilizar as células do próprio paciente para restauração da cartilagem danificada pela osteoartrite.
Exercícios aeróbicos três a cinco vezes por semana são os mais indicados para o tratamento da doença.
Embora forneça poucos benefícios físicos confirmados, o efeito psicológico de “desaquecer” pode ser compensador, dizem especialistas.
Frequentemente reclamamos e ouvimos colegas se queixarem de dor nas costas, mas nos esquecemos de que, na maior parte dos casos, somos nós mesmos os responsáveis por esse desconforto.
Uso indiscriminado de esteroides anabolizantes gera sérios efeitos colaterais.