Após revisar quase 20 pesquisas sobre os efeitos da frutose, o açúcar obtido de frutas, mel e alguns cereais, pesquisadores canadenses concluíram que, na quantidade certa, ela não faz mal à saúde e ainda pode beneficiar o organismo. O estudo, que será publicado na edição do mês de julho do periódico Diabetes Care, foi conduzido no Hospital St. Michael, em Toronto, no Canadá.
“Na última década, algumas pesquisas sugeriram uma relação entre a frutose e a incidência de obesidade. Porém, esses estudos só encontraram tal associação com o consumo excessivo do açúcar”, diz John Sievenpiper, coordenador do trabalho. A equipe do pesquisador analisou 18 estudos sobre frutose que envolveram, ao todo, 209 participantes que tinham diabetes tipo 1 ou tipo 2.
As conclusões indicaram que a frutose, se não consumida em excesso, pode melhorar significativamente o controle das taxas de açúcar no sangue, beneficiando o organismo da mesma forma que algumas substâncias orais usadas para tratar diabetes o fazem. Além disso, de acordo com a pesquisa, essa melhoria pode ser obtida sem efeitos adversos, como aumento do peso corporal, da pressão arterial ou do colesterol.
“Estamos observando que a frutose pode ter efeito protetor no organismo quando não consumida em quantidades exageradas. Entendemos que os efeitos negativos associados à frutose, na verdade, estão relacionados com uma dieta calórica, e não com o açúcar em si”, diz Adrian Cozma, outro autor do estudo.


Uma nova pesquisa da Universidade da Carolina do Norte (EUA) conseguiu descobrir um dos mecanismos que fazem as emoções influenciarem a saúde física das pessoas. A ambição do estudo era medir o efeito da felicidade no corpo.
Ele é o exemplo de que nem toda gordura faz mal. Conheça todos os benefícios do azeite de oliva extravirgem.
Desequilíbrio muscular, falta de alongamento, muito impacto e a sobrecarga nos treinos são algumas causas das dores.
Objetivo do estudo é utilizar as células do próprio paciente para restauração da cartilagem danificada pela osteoartrite.
Exercícios aeróbicos três a cinco vezes por semana são os mais indicados para o tratamento da doença.
Embora forneça poucos benefícios físicos confirmados, o efeito psicológico de “desaquecer” pode ser compensador, dizem especialistas.
Segundo pesquisa, sapatos ajudam a piorar o problema, mas não são seus causadores.
Uso indiscriminado de esteroides anabolizantes gera sérios efeitos colaterais.