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Exercícios de impulsão

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Exercícios de impulsão
Existem inúmeros esportes que usam a impulsão do corpo para a pratica esportiva, assim os especialistas começaram a estu

Existem inúmeros esportes que usam a impulsão do corpo para a pratica esportiva, assim os especialistas começaram a estudar qual o melhor "treinamento de impulsão". Hoje essa atividade tem o nome de Pliometria, e refere-se a um tipo de exercício que combina força e velocidade para produzir potência. O treinamento pliométrico condiciona o corpo através de exercícios de resistência dinâmica. Esses tipos de treinamento incluem saltos e saltitos, que aproveitam os ciclos de contração e relaxamento da musculatura para aumentar a potência muscular.  O American College of Sports Medicine afirma que o treinamento pliométrico é uma atividade segura, benéfica e agradável para crianças e adolescentes, desde que bem planejado e supervisionado. Esses tipos de treinamento desenvolvem nas crianças a capacidade de aumentar a velocidade do movimento e conseqüentemente melhorar a potência. A participação em um programa de treinamento pliométrico regular podem também ajudar no fortalecimento dos ossos, e facilitar o controle de peso corporal. Com o treinamento pliométrico também inclui o sistema nervoso.  Existem milhares de exercícios pliométricos, variando de exercícios de baixa intensidade, como saltos em ambas pernas, até os exercícios de alta intensidade, como os saltos em profundidade. Apesar de o treinamento de pliometria atualmente ser tipicamente associado como atividade destinada a atletas maduros, os jogos recreativos comuns como "pular amarelinha", pular corda ou "pular sela" podem também ser caracterizados como pliometria, pois todas as vezes que os pés tocam o solo o quadríceps é submetido a uma ação alongamento-contração. De fato, exercícios pliométricos são parte natural da maioria dos movimentos, como evidenciado pelos saltos ou saltitos, e na maioria das atividades pré-escolares e de jardim da infância.  A controvérsia de que os exercícios pliométricos não são apropriados para jovens atletas, pois não é consistente com as necessidades das crianças e adolescentes, ou de suas habilidades físicas. O treinamento pliométrico é um método de condicionamento seguro, vantajoso e agradável para crianças e adolescentes quando existe orientação qualificada, seguidas as normas para a idade do atleta e atendidos os interesses individuais.  D.Tomporowski, professor na Universidade de Connecticut, fizeram um treinamento em homens adultos com idade média de 34,3 anos, e mulheres com idade média de 41,8 todos sedentários durante 25 semanas, treinando um exercício de impulsão leve um set de esporte e 3 set (forte). Os autores constataram que não haviam diferença de compotamento entre homens e mulheres.  Consulta: Percept Mot Skills. 2001 Apr92(2):368-72