Back Escola Canais Cotidiano Os benefícios da educação física

Os benefícios da educação física

Os benefícios da educação física


Especialistas ressaltam que atividade favorece sociabilização de alunos e reclamam de redução na carga horária


Muitas vezes interpretada apenas como uma recreação ou tempo livre entre o momento do aprendizado de uma e outra disciplina, a aula de educação física é tão importante quanto as de matemática, português e companhia. A prática do esporte na escola faz parte do trabalho de formação do cidadão e deve ser incentivada desde as primeiras séries. Porém, o que acontece freqüentemente, segundo especialistas, é o desperdício dessas atividades e a redução da carga horária.

A coordenadora do curso de graduação em educação física do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), Alessandra Magalhães Garcia, disse que a carga horária das aulas de educação física nas escolas de ensinos fundamental e médio tem diminuído muito nos últimos anos. "Na minha época, tínhamos educação física três vezes por semana. Depois diminuiu para duas e hoje tem escola que disponibiliza essa aula apenas uma vez por semana. É importante resgatar o volume de aula e também valorizá-las."

A atividade física é importante no contexto escolar, segundo Alessandra, para proporcionar a sociabilização e espírito de equipe. "Praticar esporte na escola ensina os alunos a perder e a ganhar, a respeitar o adversário e a trabalhar em equipe. A criança que adquire o hábito de praticar esporte e o mantém até a maturidade será um adulto muito mais saudável."

E para uma boa aula não basta o professor entregar uma bola de futebol ou basquete a um grupo de alunos. Conforme Kátia Lemos, doutora em pedagogia do esporte e professora do curso de graduação em educação física na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a educação física requer planejamento metodológico e pedagógico para dar resultados positivos.

"A função da escola é apresentar para o estudante a variedade existente de modalidades esportivas. É obrigação da escola promover essa vivência desportiva aos alunos e função do professor propiciar atividades de qualidade, ensinando os fundamentos e regras básicas, com planejamento e sensibilidade. Sem essa sensibilidade e preparo, os alunos vão ficando desmotivados", afirmou.

Segundo Kátia, a escola é um espaço democrático, ideal para que as crianças tenham contato com todas as modalidades esportivas, sem se preocupar com a técnica. "Eu não consigo enxergar uma escola sem esporte e esporte sem escola. O mais importante é que o estudante conheça as modalidades para que possa definir seu futuro com mais conhecimento, mais opção de escolha, mais experiência."

CAROLINA COUTINHO