Back Escola Canais E.F. Escolar

Educacão Física Escolar

Educação Física tem pouco espaço em instituições de nível superior

  • PDF
RTEmagicC_EDUCACAOFISICAUFOPA Educação Física enquanto disciplina é um componente curricular obrigatório da educação básica (composta pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio). 
Numero de Comentários:

Entrevista com profissional, explica sobre o papel da Educação Física nas escolas

  • PDF
shutterstock_210267436De todas as disciplinas do Ensino Fundamental, provavelmente a Educação Física foi a que sofreu transformações mais profundas nos últimos tempos. Mudanças pedagógicas e na legislação fizeram com que até mesmo sua missão fosse questionada. Se até a década de 1980 o compromisso da área incluía a revelação de craques e a melhoria da performance física e motora dos alunos (fazê-los correr mais rápido, realizar mais abdominais, desenvolver chutes e cortadas potentes), hoje a ênfase recai na reflexão sobre as produções humanas que envolvem o movimento.
Numero de Comentários:

Atividade esportiva deve estar integrada ao projeto pedagógico escolar

  • PDF
shutterstock_97327859O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Vicente Molina Neto acredita que o desenvolvimento do esporte na escola como conteúdo da educação física escolar só faz sentido quando está integrado ao projeto pedagógico da instituição de ensino.
Numero de Comentários:

A educação física e o desenvolvimento infantil

  • PDF
shutterstock_81523570A aprendizagem e o desenvolvimento estão inter-relacionados desde que a criança passa a ter contato com o mundo. Na interação com o meio social e físico a criança passa a se desenvolver de forma mais abrangente e eficiente. Isso significa que a partir do envolvimento com seu meio social são desencadeados diversos processos internos de desenvolvimento que permitirão um novo patamar de desenvolvimento.
Numero de Comentários:

Com professor bem formado e motivado, educação física não inova

  • PDF
shutterstock_104985884A educação física nas escolas públicas enfrenta grandes diferenças entre as áreas rural e urbana, quanto a infraestrutura, e inova pouco pedagogicamente. Estas são as principais conclusões da pesquisa “Educação física nas Escolas Públicas Brasileiras”, realizada pelo Ibope em parceria com os institutos Ayrton Senna e Votorantim e a ONG Atletas pela Cidadania.
Numero de Comentários: