Back Fitness Canais Ginástica Funcional e Laboral Saiba quais são os benefícios da ginástica laboral

Saiba quais são os benefícios da ginástica laboral

  • PDF
saiba-quais-sao-os-beneficios-da-ginastica-laboral
Objetivo é prevenção de lesões e fadiga muscular, além de correção da postura


A ginástica laboral pode fazer mais bem para o seu corpo do que você imagina — ao oferecer exercícios físicos diários de 10 a 15 minutos, relaxando o corpo e a mente de quem está trabalhando.

Segundo especialistas, a ginástica laboral é a responsável principal pela redução de despesas por afastamento médico, por acidentes e lesões de trabalho. Ela também favorece o aumento da produtividade e qualidade do serviço prestado.

A fisioterapeuta da Área de Desenvolvimento da Saúde Laboral do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), Cristiane Nunes Guimarães, falou ao site do Ministério da Saúde qual é a principal finalidade do exercício.

— O objetivo principal é a prevenção das lesões, a prevenção da fadiga muscular e a correção de vícios de posturas. A gente senta muito errado e caminha errado. Com isso, podemos trazer consciência corporal.

A fisioterapeuta recomenda que os exercícios sejam acompanhados de preferência por especialistas. Ela fala sobre alguns exercícios básicos praticados no local de trabalho.

— Os exercícios básicos são assim: um aquecimento voltado ao alongamento e fortalecimento muscular, com a utilização de faixas elásticas. Levamos halteres para ajudar no processo.

Para Cristiane Nunes, a ginástica laboral melhora o relacionamento dos empregados e ajuda na prevenção e reabilitação de doenças ocupacionais.