Back Fitness Canais Treinamento Funcional Treinamento Funcional para o Surfe

Treinamento Funcional para o Surfe

  • PDF
Treinamento Funcional para o Surfe
Surfe e CORE 360º

Nessa semana tivemos exemplos da aplicação, com excelência, dos

Surfe e CORE 360º

Nessa semana tivemos exemplos da aplicação, com excelência, dos princípios do CORE 360º em uma das atividades mais desafiadoras do universo esportivo, o Surfe.

Primeiro alguns trechos da entrevista da Professora Danielle Tâmega, certificada do CORE 360º, uma profissional cujo trabalho temos como referência, que hoje reside no Havaí, falando de suas experiências com o trabalho inovador que realiza.
Depois temos registros da participação do Professor Allan Menache, Treinador do CORE 360º, como preparador da Equipe Oakley no WCT de Florianópolis.

Em entrevista, à Revista Alma Surfe, a personal trainer Danielle Tâmega explica porque o treinamento funcional é o melhor para o surfista. Treinamento, alimentação balanceada e descanso são as grandes armas para a melhora da performance dentro d’água.

A personal trainer carioca Danielle Tâmega, casada com o hexacampeão mundial de Bodyboard Guilherme Tâmega, mora há cinco anos no Hawaii, onde, além dos alunos que treina diariamente, também tem um trabalho específico com surfistas profissionais.

“Tudo começou com os treinos na praia com o meu marido. Eu grito e uso apito, o que chama atenção. Os amigos dele viram e gostaram, me pediram uma aula experimental e estão comigo até hoje,” relata a treinadora. Suas aulas são baseadas no treinamento funcional Core360º, na opinião de Danielle, o método de treinamento mais eficiente ao surfista.

A paixão pela atividade física começou cedo. Aos sete anos, dançava Jazz. Aos 16, entrou para a musculação e, três anos depois, começou a treinar sério. “Sempre soube que queria Educação Física, nem sei explicar. Aos 18 anos, fiz vestibular com toda a certeza do que queria e passei em sétimo lugar,” diz Danielle.

Hoje, formada em Educação Física, tem vasta bagagem na área: curso de Marketing Esportivo, workshops no IHSRA, especialização no treinamento CORE360º com o Professor Luciano D’Elia -  o  pioneiro do treinamento funcional no Brasil; e atualmente, está se especializando em treinamentos para surfistas no Hawaii.

A menina que freqüentava a Praia do Leblon e o Pepê, hoje mulher, dona de um corpo escultural, esculpido pelo suor e dedicação nos treinos, mãe de dois filhos, Kim (menina de quatro anos) e Kíron (menino de três anos), encontrou um tempinho em sua atribulada rotina para bater um papo com a ALMA SURF. Falou de seus projetos, sonhos, seu trabalho com surfistas e nos contou porque o treinamento Core360º é o melhor de todos para você, que pega onda. Confira tudo na entrevista abaixo:

ALMA SURF: Você morou no Rio de Janeiro e em Brasília. Quando foi para o Hawaii e por quê?

Danielle Tâmega: Vim para cá assistir uma competição do meu marido e resolvemos ficar para ter o bebê (eu havia acabado de engravidar). Desde então, moramos aqui há cinco anos. Depois que o bebê nasceu, voltei a surfar, mas engravidei de novo...Surfar me engravida! Hoje com as crianças maiores, vamos todos surfar juntos.

Como é a sua rotina no Hawaii?

É corrida...Sou mãe em primeiro lugar. Acordo antes das crianças e deixo a mesa do café pronta. O almoço, faço na noite anterior. Meu marido volta do surf às 10 horas para cuidar das crianças. Vou trabalhar e volto às 13 hrs. Sirvo o almoço e logo depois começam a chegar os alunos na minha sala de treinos. Sempre marco com duas horas de intervalo cada um, para dar tempo de eu fazer as outras refeições da família.

Como começou seu trabalho com surfistas?

Eu sempre treinei meu marido na praia. Grito, uso apito...E isso chama a atenção. Os  amigos dele ficaram curiosos, pediram por uma aula experimental, gostaram, e estão comigo até hoje. Treino o Guilherme, o Kailani Jabour o Kíron Jabour e o Andrew Rams. Estou me especializando através do curso que fiz do Core360º em treinamento de surfistas; amo o esporte e cada vitória deles é minha também. Um diferencial do nosso treino é o trabalho psicológico durante  a sessão: uso venda nos olhos e um trabalho de mentalização - que aprendi com o Guilherme, quando ele tinha uma psicóloga esportiva no Brasil.

Seu treinamento é baseado no CORE360º.  Como funcionam as aulas?

Quando fiz o curso, suguei ao máximo os ensinamentos do Luciano D’elia, visando  meu futuro de treinadora aqui. Uso todas as ferramentas possíveis: bases instáveis, trampolim, pesos e até pneus. A aula começa com um aquecimento no transport, depois alongamento, potência, exercícios com carga, e aos poucos, introduzo os exercícios do core, como a estabilização na bola swiss. Passo para os exercícios de crossfit e então alongo com o trabalho de mentalização. Tenho muitas alunas com objetivos diferentes e os treinos são sempre baseados no Core360º. 


Nosso Treinador Allan Menache no WCT de Florianópolis, preparador físico do Time Oakley de Surfe.