Influência da atividade física e diferentes condições sensoriais sobre o equilíbrio estático e dinâmico de gestantes

11 de janeiro de 2017 ● POR Redação

A atividade física durante a gravidez proporciona inúmeros benefícios às mulheres grávidas e um menor número de quedas durante a gravidez. Assim, este estudo tem como objetivo verificar a influência da atividade física e um teste de condições sobre o equilíbrio estático e dinâmico das mulheres grávidas.

Como metodologia a pesquisa seguiu o seguinte caminho: estudo analítico, transversal e comparativo com uma amostra de 99 mulheres grávidas divididas em dois grupos, com atividade física como fator de agrupamento. A avaliação incluiu questões sobre o tipo e freqüência da atividade física e investigação do equilíbrio postural Master System®).

Para análise estatística, foram utilizados os seguintes testes: Shapiro Wilk, Mann-Whitney, ANOVA One Way e Wilcoxon. Resultados: Não foi encontrada relação entre atividade física e equilíbrio postural (F> 0,40, P> 0,07). No entanto, as condições de teste alteram a velocidade de oscilação (P = 0,001) e o movimento de controle direcional (P = 0,001).

Conclusões:

Os resultados sugerem que:

  1. A atividade física não influencia as variáveis relacionadas ao equilíbrio postural em mulheres grávidas ativas e sedentárias;
  2. A velocidade de oscilação postural e controle direcional do movimento estão relacionados às condições de teste utilizadas durante a avaliação do balanço.

Para ler o artigo completo, clique aqui

Autores: Vanessa Patrícia Soares de Sousa; Aline da Silva Santos; Ana Paula Spaniol; Elizabel de Souza Ramalho Viana.
Publicado em: Motriz, Rio Claro, v.22 n.4, p. 254-260, Oct./Dec. 2016