Vá de bike para o trabalho: estudo indica que você reduz risco de doenças cardíacas e de câncer

27 de abril de 2017 ● POR Pedro Cunácia

Mais de 250 mil pessoas do Reino Unido responderam a uma pesquisa realizada pela Universidade de Glasgow, e concluíram que ir para o trabalho de bicicleta reduz em 45% o risco de câncer e em 46% o risco de desenvolver problemas cardíacos.

O estudo também demonstrou os benefícios para a saúde de pessoas que caminham para o trabalho ou que utilizam a combinação caminhada e pedal, com transporte público para se locomover. Nos outros grupos, porém, as vantagens foram menos evidentes.

Os participantes da pesquisa pedalaram uma média de 48km por semana, mas descobriu-se que quanto maior a distância, maiores são os impactos positivos.

“Existe uma evidência clara que pessoas que se transportam de forma ativa tem benefícios na saúde, principalmente se for pedalando”, explicou o Dr. Jason Gill, responsável pela pesquisa.

Ele ainda explicou que ir para o trabalho pedalando é mais eficiente do que treinar em uma academia, já que ir para o trabalho diariamente é uma necessidade, o que reduz as chances de você desistir de praticar a atividade física.

Embora a metodologia aplicada não possibilite a criação de uma relação precisa entre causa e consequência, os pesquisadores afirmam que os benefícios ainda apareceram quando os dados foram ajustados para fatores como tabagismo, peso corporal e dieta.

Os pesquisadores ainda concluem que é preciso que os prefeitos e políticos invistam seriamente no transporte ativo de pessoas, já que isso traria uma grande melhora no bem-estar geral da população e redução nos gastos com saúde.

Acesse o estudo original clique: http://www.bmj.com/content/357/bmj.j1456