Como as redes sociais podem te ajudar a conseguir mais clientes de Personal

26 de julho de 2016 ● POR Karina Dias

Uma marca de alta performance: a sua.

Você que é personal trainer, está na hora de gerenciar outro desempenho importante: o da sua marca pessoal nas redes sociais. Nesse cenário competitivo em que vivemos, não dá para viver apenas com o boca-a-boca dos seus clientes. Você precisa, de forma séria e profissional, potencializar sua carreira usando corretamente as redes sociais.

Por isso, o Portal da Educação Física me convidou para dar algumas dicas estratégicas para potencializar sua marca pessoal.

*Fundamental
Conteúdo e Periodicidade

Além de procurar conteúdo relevante e compartilhar com seus amigos e clientes, você também é uma fonte de conteúdo. Filme seus treinos, fotografe, escreva sobre o desempenho de um educador físico e compartilhe com seus amigos, fãs e seguidores nas redes sociais. As pessoas que o seguem e as que estão a procura de um personal trainer, querem entender melhor como você faz seu trabalho, suas referências e a forma de atuação.

Porém, tenha cuidado para não ser um chato (spammer) nas redes sociais. Se você tem conteúdos incríveis para compartilhar, guarde-os e vá compartilhando aos poucos. Mais de dois posts por dia em qualquer rede social você corre o risco de tornar massivo ou soar chato. Também cuidado para não deixar sua base sem conteúdo. Se você não teve tempo de criar conteúdo todos os dias, não se desespere e nem deixe seu público sem informação. Procure matérias interessantes e compartilhe. Aqui no portal temos muito conteúdo, como este!
Dicas para um ótimo desempenho

1 – Tenha duas páginas no Facebook.

Sim, é isso mesmo, você é sua própria empresa, por isso você precisa ter seu perfil pessoal, mas também um perfil profissional. Montar uma página vai te ajudar a criar uma comunidade que gosta do seu trabalho, fazer anúncios para atrair novos seguidores/fãs e, também, gerenciar melhor palpites, críticas e sugestões. Clique aqui para criar uma página.

Com uma verba baixa e um bom direcionamento você mesmo consegue impulsionar suas postagens nessa nova página e levar a mensagem do seu trabalho para diversas pessoas. Aprenda como e quando investir bem sua verba para ter um retorno satisfatório. Você pode começar a criar campanhas aqui.

2 – Crie eventos

Fazer eventos no Facebook é uma possibilidade incrível para quem trabalha como personal. Eles podem ajudar a expandir sua rede de clientes trazendo para eles um pouco do seu trabalho.

Junte seus clientes e dê um “aulão” ao ar livre aos finais de semana, ou faça um evento em parceria com academias, crie estratégias para aulas com públicos da melhor idade em praça públicas, aproveite espaços públicos para estimular corridas, pedaladas e atividades entre amigos, clientes e familiares.

Ensiná-los a fazer atividades em conjunto vai ajudar, não só a aumentar o seu networking, mas também a estimular amizades, criar comunidades e melhorar o desempenho de cada um.

3 – Facebook Live

Agora você pode fazer vídeos ao vivo pelo Facebook. Isso irá permitir que você filme os treinos que faz com seus alunos, ou mostre coisas novas, dê dicas, filme os eventos.

Coloque-se como porta-voz de boas práticas, facilite o contato e dê experiências reais para os seus clientes. Você é o mentor de cada um para atividades físicas, ajudar e compartilhar boas práticas fortalecerá sua marca pessoal.

4 – Instagram e Snapchat

O Instagram é uma rede social que conta com um apelo muito forte ao corpo e é uma ótima plataforma para você mostrar o seu trabalho. Seja criativo, autêntico e dê conteúdo real para seus seguidores. Saiba usar bem as hashtags para potencializar suas postagens. Dê créditos, compartilhe fotos com alunos. A melhor forma de você ser visto pelo que faz é quando seus cliente compartilham algo que você publicou.

Apesar de ser uma rede voltada para os mais jovens, o Snapchat cresce com velocidade e já é uma das redes mais usadas. Aprenda a criar conteúdo nesse cenário onde você pode explorar melhor o dia-a-dia dos seus treinos mostrando sua rotina.

5 – Youtube

Já há uma grande quantidade de profissionais de EF inseridos no Youtube, mas nada impede de você fazer um trabalho em vídeo para potencializar sua carreira. Inove, seja criativo, compartilhe seus vídeos. Quanto mais pessoas falando do seu trabalho de forma positiva, melhor.

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Ultimas considerações.

Seja responsável e idôneo. Dê sempre o crédito aos produtores de conteúdos que forem de sua autoria, lembre-se que na sua base de fãs sempre terão pessoas despreparadas para certas atividades, que sem a ajuda de um profissional, podem se machucar ou se contundir. Alerte sempre para o riscos de fazer atividades de alta intensidade sem um acompanhamento profissional.

Mais que um personal trainer, seja um cidadão responsável.

(Fonte: Cássio Martinez é publicitário, professor universitário, atleta amador e sócio da VOR Digital, empresa especializada em conteúdos e campanhas para redes sociais).