Profissional de Educação Física: peça-chave na transformação de brasileiros

02 de setembro de 2014 ● POR Redação

Hoje é um dia muito especial para os profissionais da educação física, data em que celebramos os profissionais que trabalham em benefício da melhora da qualidade de vida da sociedade. 

O dia marca a regulamentação da profissão, que é uma das mais recentes do país. O profissional incentiva a prática de atividades desportivas e recreativas. Sua existência é importante para a manutenção de uma vida saudável da população, que passa a realizar exercícios de forma regular e sistemática, tirando as pessoas da vida sedentária.

A data também é importante para levantarmos a bandeira de que as atividades esportivas devem ser praticadas com orientação profissional. Só assim conseguiremos obter grandes benefícios à saúde. Esses profissionais também são importantes para afastar os jovens das drogas por meio das práticas esportivas e recreativas. No âmbito das atividades físicas e esportivas, os profissionais de educação física possuem um papel importante tanto na prevenção de patologias quanto na prescrição de treinamentos, seja em caráter de participação ou de rendimento. 

É bom perceber que hoje em dia esses profissionais são cada vez mais valorizados e reconhecidos. Eles trabalham em academias, escolas, clubes, associações, hospitais, clínicas, condomínios e podem atuar de forma individual ou em grupos. Programas de atividade física implantados no contraturno das escolas públicas do país têm crescido, e os profissionais de educação física que dinamizam essas atividades junto aos escolares estão realizando trabalhos fantásticos e transformando a realidade das atividades esportivas na rede pública. 

O profissional de educação física é fundamental, especialmente neste momento. Ele será peça-chave na transformação de brasileiros que poderão ter no esporte uma perspectiva de vida, livre das drogas e dos vícios. E mais que isso. Será essencial na formação de cidadãos, que sentirão orgulho de ser brasileiro e de representar o país em jogos e competições em todas as partes do mundo.

Matéria publicada pelo site Diário Catarinense