Me formei em educação física, e agora?

07 de março de 2017 ● POR Pedro Cunácia

Ao terminar a faculdade, a primeira coisa que você deve ter sentido é um alívio depois de anos se dedicando, perdendo noites de sono e momentos de lazer em detrimento de estudar, fazer trabalhos, elaborar tcc e tudo mais que uma faculdade exige.
Se você é educador físico ou nutricionista, por exemplo, sabe que os anos de estudo te prepararam para atender pessoas e fazê-las se sentirem bem consigo mesmas, através dos cuidados com a saúde e mudanças estéticas, um trabalho honroso e digno de respeito.
Porém, se o seu objetivo for trabalhar por conta própria e ser dono do seu próprio negócio, precisará desenvolver habilidades e competências de um empreendedor, o que certamente você não aprendeu na faculdade.
Já me deparei com diversos profissionais relatando que entregaram currículos aqui e ali, mas que até aquele momento ninguém os tinha chamado, que a carreira era difícil e que acreditavam que apenas com o diploma as suas vidas mudariam, através de um emprego com carteira assinada, férias, décimo terceiro salário e tudo mais que os direitos trabalhistas oferecem.
Mas será que somente por não ter um negócio próprio não precisam ser empreendedores? Será que isso é somente para aqueles que querem trabalhar sozinhos e serem seus próprios patrões?
Podemos definir o ato de empreender como realizar uma tarefa ou tentar alguma coisa geralmente inovadora ou um tanto quanto difícil. Se você procura um emprego e não consegue é porque provavelmente as vagas estão preenchidas, o que te faz um concorrente daqueles que lá estão e adquirindo conhecimentos acerca de empreendedorismo vai poder ter uma visão mais ampla, se diferenciando, solucionando problemas com habilidade e sendo criativo, saindo na frente dos demais.
Estando nos seus planos ter um negócio próprio o empreendedorismo precisará fazer parte da sua vida, pois somente através dele alcançará o sucesso profissional que tanto almejou nos seus anos de estudo, como o seu estúdio, clínica, carreira de personal trainer ou outro segmento que seja o seu objetivo.
Facilmente encontramos profissionais que desistem daquilo que querem e deixam seus sonhos para trás por encontrar dificuldades na hora de viver a vida que gostariam.
Obstáculos sempre vão existir e para tudo existe solução, desde que você abra a porta certa e siga o caminho correto para superar todos os desafios que vão acontecer.
O empreendedorismo na grande maioria dos casos é a chave para o sucesso, com a aquisição de conhecimentos técnicos e ferramentas que vão fazer o seu negócio funcionar conforme tanto sonhou. Empreenda-se.
Nilo Silva é Graduado em educação física e proprietário da UltraShop – Nutrição Esportiva, empresa com mais de 10 anos no mercado.