3 dicas de livros sobre Educação Física Inclusiva

16 de agosto de 2018 ● POR Felipe Cezar

A educação inclusiva pressupõe igualdade de ensino para todos, independentemente de quais sejam as diferenças ou dificuldades apresentadas pelos alunos. Quando o assunto são as aulas que envolvem atividades físicas, o tema é ainda mais delicado. Pelas características lógicas das aulas de Educação Física, o professor responsável poderá promover, tanto a inclusão, como a exclusão, se não estiver devidamente preparado.

Pensando nisso, separamos 3 dicas de livros sobre Educação Física Inclusiva. Confira:

1 – Educação Física Escolar. Atividades Inclusivas:

Autor:  Edison Duarte, Maria Luiza Tanure Alves e Thais Helena Mollar
Capa comum: 192 páginas
Editora: Phorte
Ano edição: 2013

atividades inclusivas

“A presente obra oferece os recursos necessários para poder integrar/incluir o aluno com deficiência nas atividades práticas e facilitar o trabalho do profissional de Educação Física. Não se trata de uma obra que apenas reproduz um conjunto de atividades, mas de práticas que também propõem uma reflexão, interrogando-nos sobre o sentido do ato educativo em si mesmo. Sem dúvida, é uma proposta que ajudará muitos educadores a encontrar o caminho adequado para uma escola cada vez mais inclusiva. Professor José Irineu Gorla – Professor doutor e chefe do Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada – FEF/Unicamp”

2 – Educação Física Inclusiva:

Autor: Leandro Silva Vargas
Capa Brochura: 176 páginas
Editora: Edipucrs
Ano Edição: 2014

“O presente livro, Educação Física Inclusiva: diferentes olhares sobre a inclusão social através da educação física e do esporte , é uma obra de enorme relevância social, porque deseja alcançar a sociedade com reflexões sobre temática de suma importância: a inclusão social por olhares da educação física e do esporte. concebido a partir das produções em conjunto entre professores e acadêmicos do Centro Universitário Metodista IPA, esta obra apresenta abordagens que contemplam o Futebol de Cinco para cegos, a Dança, o Voleibol, o Futebol, o Tênis, a Esgrima Paralímpica e as Atividades Aquáticas, influenciando na produção de uma maior autonomia, na superação de adversidades, impulsionando a ascensão social, entre outras questões que podem ser determinantes para a promoção da inclusão social.”

3 – Aspectos Da Deficiência: Educação, Esporte E Qualidade De Vida:

Autor: Celby Rodrigues V. dos Santos, Felipe Di Biasi e Flávia Barbosa da S. Dutra
Capa Brochura: 183 páginas
Ano Edição: 2017
Editora: Appris

“Aspectos da deficiência: educação, esporte e qualidade de vida é um compilado de trabalhos desenvolvidos por professores de Educação Física sobre a temática da inclusão de pessoas com deficiências. Os temas “educação e diversidade”, “esporte para pessoas com deficiências e qualidade de vida” são demandas contemporâneas para a garantia de transformações sociais. Pensando nisso, o debate apresentado nesta obra aponta para questões recorrentes na busca por uma educação de qualidade, igualitária e que atenda ao público de forma ampla. Leitura indispensável a todos que se interessam pela educação, esta coletânea apropria-se da abordagem esportiva como uma lente para a análise de práticas físicas fundamentais e inclusivas – enquanto vivenciadas por pessoas com deficiências, além de dialogar com aspectos determinantes para a desenvoltura social.”