O conhecimento pedagógico do conteúdo: estrutura e implicações à formação em educação física

04 de abril de 2017 ● POR Pedro Cunácia

O objetivo deste estudo foi esclarecer aspectos relacionados ao conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK), o qual tem sido estudado em diversas áreas de formação de professores, mas ainda é pouco abordado com profissionais da Educação Física no Brasil. Além de definir e apresentar ilustrações de modelos de conhecimento do professor, o estudo apresenta a estrutura e os elementos que constituem o PCK, relacionando-os com a área de Educação Física.
A justificativa para tratar desta temática baseia-se também no período de reformas curriculares por que passam os cursos de graduação no Brasil, onde o PCK compreende um tipo de conhecimento importante na definição de um corpo de conhecimentos profissionais e auxilia na estruturação das práticas pedagógicas como componentes curriculares na formação de professores de Educação Física.
Para ler o artigo na íntegra, clique aqui: http://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16691/18404
Autores: Valmor Ramos; Armândio Braga dos Santos Graça; e Juarez Vieira do Nascimento.
Publicação: Rev. bras. Educ. Fís. Esp., São Paulo, v.22, n.2, p.161-71, abr./jun. 2008