Dicas para treinamento na areia

11 de outubro de 2018 ● POR Leonardo Boscolo

O verão está chegando, e com ele, as tão sonhadas viagens para a praia buscando aproveitar o máximo do calor e se refrescar nos mares do litoral. O problema para muitas pessoas que embarcam nessa aventura é que ninguém gosta de ficar sem praticar as atividades físicas que estão acostumadas, muito menos querem ver o “projeto verão” ir por água abaixo logo no início da estação mais esperada do ano.

As praias costumam ficar muito cheias, mas nada te impede de acordar um pouco mais cedo e se exercitar nas areias de onde estiver, enquanto o movimento ainda não é dos maiores. Com essa consciência e colocando em prática todo esse esforço planejado de se exercitar logo cedo, aqui vão algumas dicas de como treinar na areia e dicas de treinos na areia:

Dicas para treinamento na areia:

  • A areia mais dura (seca) ajuda na diminuição da intensidade do exercício. Iniciar nessa parte mais sólida é interessante para facilitar o aprendizado sobre a mecânica de como se exercitar na areia e melhorar o condicionamento físico. A areia fofa pode ser uma excelente ferramenta para treinar a propriocepção, capacidade que ajuda no equilíbrio e controle postural.
  • O fato de estar descalço aumenta a participação do tato para a manutenção do equilíbrio e controle postural, o que pode trazer benefícios adicionais a esses sistemas. No “areião” é importante se manter atento para minimizar o risco de pisar em objetos cortantes.
  • A hidratação é necessária antes, durante e após a atividade física. Na praia, por se tratar de um ambiente quente e úmido, a hidratação passa a ser fundamental. Em atividades com até uma hora de duração, recomenda-se somente a ingestão de água. Para atividades com tempo maior, as bebidas isotônicas passam a ser mais interessantes.

Treinos indicados para fazer na areia:

  • Treino Funcional

Agachamentos, flexões, burpees, saltos, são inúmeros os exercícios que podem ser feitos para queimar os “extras” consumidos como a porção de camarão e a cervejinha, já que o intuito é ficar em forma e não ganhar alguns quilinhos a mais.

  • Corrida e caminhada

A tradicional caminhada matinal realizada na beira do mar é o clichê de quem quer praticar alguma atividade na praia, mas a evolução traz ainda mais benefícios, já que exige mais do corpo e também te ajuda na capacidade motora.

  • Esportes em grupo

Futebol no fim de tarde com os amigos, vôlei ou futevôlei na rede da própria praia… são muitos os esportes que podem ser praticados com os amigos, ou então utilizar do esporte para fazer alguns amigos, afinal, por que não unir o útil ao agradável?