Dor no Joelho: tire suas dúvidas sobre o assunto

18 de julho de 2016 ● POR Karina Dias

Sabe aquela dorzinha que você sente na região anterior no joelho durante ou após a corrida, seja ela de curta ou longa distância? Ela pode ser causada por uma fraqueza na musculatura do quadril (músculos dos glúteos), fazendo com que o joelho receba uma sobrecarga muito grande.
Muitas vezes pensamos que ao se preparar para a corrida, basta apenas fortalecer os músculos da coxa e da panturrilha. Esse é um equívoco muito comum e que em muitos casos não previnem as dores provenientes dessa sobrecarga que a corrida proporciona.

Pois bem, temos que fortalecer muito o nosso “bumbum” para que nossos joelhos não sofram tanto com o impacto e também visando a melhora da performance uma vez que os glúteos são os grandes responsáveis pela estabilidade dos membros inferiores.

Ao entrar em uma academia e realizar a primeira avaliação física, temos que deixar claro que o objetivo disso é a prevenção e preparação para os treinos e provas de corrida. Dessa forma o profissional que realizar a avaliação pode preparar um treino voltado para essa musculatura que é primordial para um bom desempenho pessoal.

De um modo geral, os melhores exercícios que ativam esses músculos são os agachamentos (sempre respeitando uma pequena angulação, uma vez que agachamentos profundos sobrecarregam os joelhos) e exercícios com faixas elásticas.

Seguem 2 exemplos de exercícios que podemos realizar que são benéficos para essa prevenção

1- Agachamento
Agachamento1

2- Equilíbrio
Equilibrio2

O ideal é realizar os exercícios de fortalecimento de 2 a 3 vezes por semana, de preferência em dias alternados aos treinos de corrida. Uma vez fortalecidos, diminuímos e muito as chances de dores e lesões, aproveitando muito mais aquilo mais gostamos de fazer.

(Texto realizado por: André Nogueira. Formado em fisioterapia pela Universidade São Camilo, especializado em reabilitação e traumatologia e em preparação de atletas, pela Santa Casa de Misericórdia. Já atuou como fisioterapeuta de esportistas de futsal, futebol e outros esportes. Também é sócio fundador da ClubFisio – fundada em 2011, a clínica de fisioterapia atua nas áreas de ortopedia, esportes, traumatologia, atm e pilates. Com amplo espaço e fácil acesso, a empresa está localizada em uma das principais avenidas da cidade de São Paulo – Avenida Faria Lima, e conta com profissionais altamente qualificados. Além disso, a Club Físio realiza atendimento personalizado ao público da terceira idade, atletas profissionais e amadores e atendimento domiciliar.
Clique aqui e saiba mais da Club Fisio).