Salmonella surge como importante aliada no tratamento contra o câncer

17 de fevereiro de 2017 ● POR Pedro Cunácia

A única certeza que há na vida humana se resume a morte. Ela vai acontecer de qualquer maneira, isso é um fato. Mas nessa caminhada da “vida” diversas doenças podem aparecer e acelerar o processo de maneira nem um pouco agradável (se é que existe maneira agradável). Hoje vamos falar sobre a multiplicação de células de maneira descontrolada, isso mesmo, vou mostrar sobre câncer.
Uma das grandes promessas nas terapias contra o câncer são as imunoterapias, são processos diversos onde se busca estimular o próprio sistema imune do indivíduo a combater as células tumorais.
É claro, que como qualquer coisa que envolve o câncer, as coisas não são tão simples, visto que as próprias células tumorais encontram formas de “se esconder” do sistema imune.
Neste trabalho recente, publicado na excelente revista Science, pesquisadores utilizam linhagens modificadas da bactéria Salmonela (aquela mesmo, da maionese de origem duvidosa) para que essas atuassem de forma coadjuvante na secreção de citocinas que intermedeiam o sistema imune, e ativam os Toll-Like Receptors (TLRs).
Era uma versão modificada em laboratório para produzir uma proteína chamada flagelina B (FlaB). Os cientistas injetaram essa bactéria, chamada de flagelina B (FlaB), em ratinhos com câncer. Essa terapia provocou dois efeitos:
Primeiro, infectou os tumores, e por segundo, irritou e ‘acordou’ o sistema imunológico dos ratinhos – que começou a atacar os tumores. Deu muito certo. Em 11 dos 20 ratos testados, os tumores encolheram até se tornarem indetectáveis.
Antes que você pense em se arriscar comendo comida estragada, um pequeno detalhe: esta linhagem de salmonella foi geneticamente alterada, de diversas formas , para que possa se compreender se é possível que essa bactéria consiga combater o câncer, sem matar o hospedeiro.
Texto derivado de uma, das muitas, conversas com Gabriel Schirmbeck. A ciência não pode parar!
http://stm.sciencemag.org/content/9/376/eaak9537/tab-pdf
O Prof. André Lopes é Phd em Ciências do Movimento Humano e Expert do Portal da Educação Física.
Para falar com ele, envie e-mail para andregym23@hotmail.com