Perda de peso: dietas funcionam? 

23 de junho de 2016 ● POR Karina Dias

Pode ser tentador para quem busca o tão sonhado corpo em forma copiar aquela musa fitness que bomba na internet ou mesmo acreditar que seguir a dieta de algumas celebridades é a melhor solução. Mas quando se fala de saúde e perda de peso, dietas funcionam desde que sejam planejadas por um nutricionista ou especialista da área e pensadas de acordo com as necessidades individuais. Ou seja, para emagrecer com saúde, fuja das dietas malucas cheias de restrições que estão disponíveis por aí.

Para que você não caia em ciladas, separamos algumas dicas do que você deve evitar na hora de seguir uma dieta para perder peso com saúde. Confira:

– Se a dieta prometer resultados rápidos e sem muito esforço, desconfie
– Restringir alimentos e nutrientes, como carboidratos, por exemplo, dificilmente é o melhor caminho (sobretudo para quem pratica esportes)
– Manter no almoço e jantar somente salada e grelhados funciona por um certo tempo, mas a longo prazo pode atrapalhar. “Isso pode servir por um período curto. Mas lembre-se que restrição severa gera compulsão”, ressalta Patrícia Cruz, nutricionista da USP.
– Se for preciso comprar produtos que são fabricados pela mesma pessoa que divulga a dieta, fique com um pé atrás.
– Se a dieta não tem dados de eficácia e segurança baseados em pesquisas com seres humanos, também não é confiável
– Substituir refeições por chás não fornece os nutrientes necessários para o seu organismo funcionar direito; os chás não alimentam!
– Dietas que sugerem longos períodos em jejum podem fazer muito mal a saúde;

Uma boa dieta deve aliar reeducação alimentar, mudança de hábitos e prática de exercícios físicos. Essa é a “fórmula mágica” ideal para perder peso – e mudar o seu estilo de vida!

(Fontes: Sophie Deram, nutricionista (SP); Patrícia Cruz, nutricionista da USP)