Aprenda a lidar com o calor nas aulas de Educação Física

30 de outubro de 2018 ● POR Leonardo Boscolo

Com a chegada do verão, os profissionais de educação física que dão aulas ao ar livre, ou até mesmo em ambientes fechados se preocupam com certo “desconforto” em comum, o calor excessivo dessa estação do ano. Como preparar uma aula para tentar espantar o clima seco e as altas temperaturas é uma dúvida que fica na cabeça de professores de turmas infantis, e até mesmo dos adultos. Aprenda a lidar com o calor nas aulas de educação física.

Segundo o médico do esporte, Dr. Páblius Straduto Braga, que é Médico Gestor do Centro de Medicina Especializada do Hospital Nove de Julho, a melhor saída para lidar com as desavenças climáticas é manter uma boa ingestão de líquidos durante todo o período da realização da atividade física.

Predominantemente, a hidratação feita com água é o melhor caminho para que o corpo dos alunos não sinta os efeitos do calor e consigam realizar todos os exercícios propostos. Buscar a proteção do sol também é uma boa saída, já que não aumentam a temperatura corporal, segundo o médico.

O uso de roupas leves também pode ajudar nesse controle. “Tradicionais roupas que absorvam bem o suor, como algodão, além de roupas largas que não prendam o movimento”, explica Dr. Páblius.

“Eles (os professores) devem avisar inicialmente quais as condições irão encontrar de calor. Devem orientar os alunos a beber água em alguns momentos da aula, mas em pequenas quantidades para não dificultar o esvaziamento pelo estômago e deve orienta-los a pausar as atividades com pequenos intervalos para evitar exaustão”, explica o médico sobre as dicas que os professores devem dar a seus alunos.

Quanto às aulas realizadas em locais fechados, o doutor fala que não existem cuidados específicos para esse tipo de ambiente, mas manter o equilíbrio da temperatura corporal é essencial, ou seja, água (de preferência gelada) durante todo o período da aula.

Fonte: Dr. Páblius Straduto Braga (CRM 62635), Médico Gestor do Centro de Medicina Especializada do Hospital Nove de Julho.