Gustavo Borges representa o Brasil na Convenção da IHRSA, em Los Angeles

18 de março de 2015 ● POR Redação

Ao completar um ano como integrante do conselho executivo da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), Gustavo Borges retornou nesta semana a São Paulo após cinco dias em Los Angeles (EUA), onde participou da 34ª Convenção Internacional da IHRSA, considerada a principal associação do mercado de saúde e fitness do mundo. Medalhista olímpico foi eleito para o grupo devido à criação da Metodologia Gustavo Borges, responsável pelo aprendizado de mais de 170 mil brasileiros nas piscinas de 300 escolas e academias espalhadas pelo País.

“Esta foi minha primeira convenção como integrante do conselho. Foi muito importante participar do evento, não apenas como empresário, mas pelo conhecimento de novos recursos na área de tecnologia”, relatou Gustavo Borges que ainda teve a oportunidade de trocar experiências com outros gestores do setor. “São vários contatos com empresários e intensa troca de experiências. Na área de educação também recebemos muitas informações, com palestras e painéis de discussões. Participei ainda de um fórum latino-americano de negócios. Considero indispensável”, avaliou o nadador.

“Estou muito feliz com mais essa tarefa em minha carreira. Tenho aplicado em meu trabalho, direcionamento estratégico para promover a atividade física e contribuir para que evolua mundialmente. É um trabalho voluntário, mas de grande responsabilidade. O que me trouxe condições de integrar a IHRSA foi a experiência adquirida com as Academias Gustavo Borges e o aprendizado proporcionado pela Metodologia Gustavo Borges”, considerou o nadador.

A missão da IHRSA é de fazer crescer, proteger e promover o mercado de saúde e fitness. A entidade é formada por representantes de academias, SPAs, clubes esportivos e fornecedores do mercado. Está presente em cerca de 80 países. Assim como Gustavo Borges, os integrantes da associação se dedicam a tornar o mundo mais saudável, por meio de exercícios regulares e promoção de atividades físicas. “Precisamos posicionar as academias como fonte primária do combate à inatividade física, para que cumpram o papel social que as pertence”.

A 35ª Convenção Internacional da IHRSA está marcada para março de 2016 em Orlando, na Flórida. No Brasil, o evento chegará a 16ª edição com o Fitness Brasil Latin American, em setembro próximo, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP). O programa da Fitness Brasil, com a esperada presença de Gustavo Borges, será projetado para diversificada forma de negócios. Desde aqueles que estão iniciando no setor, até os clubes mais tradicionais. A IHRSA considera o Brasil como importante mercado de saúde e fitness. Com mais de 30 mil clubes e academias, o país possui o segundo maior mercado do mundo em termos de número de instalações.

Sobre Gustavo Borges e a Metodologia – Idealizador da metodologia que leva seu próprio nome, Gustavo caiu na água pela primeira vez aos cinco anos, em Ituverava, interior de São Paulo, e se destacou mundialmente com títulos, pódios e até com o Hall da Fama da modalidade, no Estado de Michigan, onde se graduou em Economia. Hoje, o campeão das piscinas afirma que o método criado por ele é diferenciado por unir capacitação profissional, estrutura e troca de experiência.

Gustavo Borges é assessorado por uma equipe multidisciplinar que desenvolve o método de maneira profissional. A metodologia formou cinco mil professores em todo País nos últimos sete anos. Em praticamente o ano inteiro, os especialistas credenciados apresentam pelo Brasil as ferramentas práticas e a estrutura organizada de trabalho propostas pelo método para facilitar a relação entre gestor, coordenador, professor e aluno.

Além do sistema em escolas credenciadas, o medalhista olímpico é sócio em cinco academias: uma em São Paulo no bairro do Morumbi, uma em Londrina (PR) e três em Curitiba (PR). Gustavo conquistou quatro medalhas (duas pratas e dois bronzes) em três Olimpíadas, Barcelona-92, Atlanta-96 e Sydney-2000. Com 19 pódios, é o maior medalhista brasileiro em Jogos Pan-americanos.

Matéria publicada pelo site Max Express