Conheça o Secretário dos Esportes escolhido por Bolsonaro

30 de novembro de 2018 ● POR Felipe Cezar

Foto: Arquivo do 59° Batalhão de Infantaria Motorizado/Reprodução

Nesta sexta-feira (30), o presidente eleito, Jair Bolsonaro nomeou o General Marco Aurélio Costa Vieira o seu secretário dos Esportes. Apesar da decisão não ter sido oficializada, tudo indica que o militar é quem assumirá a secretaria que está subordinada ao Ministério da Cidadania, que ainda é responsável pelo Desenvolvimento Social e Cultura.

A decisão fugiu do esperado, pois esperava-se que o ex-velejador brasileiro, Lars Schmidt Grael assumisse o posto, pois ele tem o apoio de inúmeras entidades – como comitê Olímpico, movimento paralímpico, de parlamentares e, também, de setores do exército. Além disso, imaginava-se que Bolsonaro escolheria um civil para o cargo, visto que, Fernando Azevedo e Augusto Heleno, que são os militares próximos ao presidente eleito e possuem intimidade com o esporte, já foram nomeados ministro da Defesa e ministro-chefe de Segurança Institucional, respectivamente.

Marco Aurélio é Doutor em Ciências Militares com foco em Logística e Gestão, atuou como adido e tinha um papel diplomático em Madri, além de ter feito parte do Comitê Organizador das Olimpíadas do Rio 2016. No primeiro momento, exerceu a função de diretor-executivo de Operações. Porém, foi rebaixado, e no evento em si, só participou do revezamento da tocha. Em seu Linkedin, o general da reserva diz que possui conhecimentos em planejamento estratégico, implantação e gestão integrada de empreendimentos, políticas públicas, além de ser especialista em paraquedismo militar, mergulho autônomo, operações na selva e Educação Física.