A importância da Educação Física para a Sociedade

05 de setembro de 2018 ● POR Felipe Cezar

Não há dúvidas que os profissionais de educação física são extremamente importantes à nossa sociedade. Ainda mais, nos dias atuais, em que sedentarismo, consumo de alimentos de baixa qualidade e sobrepeso imperam. Mas será que a única função desses profissionais é cuidar da saúde das pessoas?

Fabiano Braun, profissional de Educação Física, Mestre em Ciências do Movimento Humano e vice-presidente da Associação dos Treinadores de Corrida de Santa Catarina, nos contou mais sobre a importância da Educação Física na sociedade.

A Educação Física, historicamente, sempre esteve muito ligada às ciências humanas e ao esporte em si. E, após ter sido regulamentada há 20 anos, a EF passou a se intensificar como uma aula que possui um papel social importante. Antigamente, “a sociedade tinha uma visão bem distorcida de nossa profissão, e após a regulamentação em 1998, essa imagem começou a mudar. Somos reconhecidos, trabalhamos com os princípios de inclusão e diversidade, sempre dando oportunidades a todos de forma igualitária e respeitando as capacidades conforme suas idades ou dificuldades nas mais diversas intervenções de nossa profissão”.

Hoje, a Educação Física é vista como uma área de suma importância, “principalmente, nas escolas. Porque temos papel de pesquisador, buscamos sempre a especialização para proporcionar aulas de melhor qualidade […] proporcionalmente é a profissão com o maior número de doutores no Brasil”, defende Fabiano.

E acrescentou: “Os profissionais, principalmente dentro da escola, introduzem a proposta de uma aula, em que o ponto principal seja a cidadania. Buscam formar cidadãos que desenvolvam valores como dignidade, respeito, solidariedade, etc”.

E aos que estão se formando ou pensando em cursar Educação Física, Braun deixa um recado: ‘’faço questão de dizer que você contribuirá diretamente para a formação do caráter do indivíduo e do desenvolvimento físico, social e emocional dos jovens”.

Revisado por: Fabiano Braun
@floriparunners @fabianobraun
CREF 001807-G/SC