Como tirar o registro no CREF

17 de agosto de 2018 ● POR Leonardo Boscolo

Formados em Educação Física, os profissionais, para começar a atuar no mercado trabalhando em qualquer uma das várias opções disponíveis, necessitam de um registro oficial no CREF (Conselho Regional de Educação Física). Mas você sabe como se registrar?

Para obter o registro, a pessoa em questão deve apresentar uma série de documentos à sede do conselho na cidade em questão, ou na mais próxima em alguns casos.

O envio deve ser feito após a colação de grau da pessoa em questão, através dos correios ou presencialmente. Para consultar se a sua cidade tem alguma sede do conselho, clique aqui.

A lista de documentos necessários é basicamente a mesma para todos os Conselhos, e consiste em:

  • Formulário para requerimento do registro (disponível no site oficial dos conselhos);
  • 2 (duas) fotos 3×4 cm iguais, recentes, coloridas, de frente e com fundo branco, para documento oficial;
  • Comprovante original de pagamento de inscrição, acompanhado do respectivo boleto bancário emitido pelo mesmo site do formulário citado anteriormente;
  • Cópia autenticada do RG (não será aceita a Carteira Nacional de Habilitação);
  • Cópia autenticada do CPF;
  • Cópia simples do comprovante de residência (conta de consumo expedida há no máximo 90 dias, em nome do requerente ou dos pais);
  • Cópia autenticada, frente e verso, do diploma devidamente assinado no campo “diplomado”, ou certificado de conclusão de curso, constando a data efetiva de colação de grau, com até 24 meses da data da mesma;
  • Cópia autenticada do histórico escolar de graduação.

Para finalizar o requerimento do cadastro, a pessoa deverá também se atentar em preencher devidamente o formulário (ou seja, não serão aceitos requerimentos com preenchimento incompleto, sem assinatura ou com falta de documentos).

Além disso, em atendimento presencial, poderão ser entregues cópias simples dos documentos onde são solicitadas as cópias autenticadas, contanto que os documentos originais sejam apresentados para conferência.