Prefeito de Birigui planeja cargo efetivo de preparador físico na cidade

09 de janeiro de 2019 ● POR Redação

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão (PTB), encaminhou para a câmara projeto que cria o cargo efetivo de preparador físico com salário de R$ 3.020,00 e jornada de 40 horas semanais. A proposta já está tramitando no Legislativo.

Caso a propositura seja aprovada, para o provimento da função exigirá curso de nível superior em educação física, com formação em bacharelado e/ou licenciatura plena, além do registro nos sistemas Confef/Crefs (Conselho Federal de Educação Física/Conselho Regional de Educação Física).

Entre as atribuições do cargo estão: desenvolver atividades físicas e práticas junto à comunidade; veicular informações que visem à prevenção, a minimização dos riscos e à proteção à vulnerabilidade, buscando a produção do autocuidado; e incentivar a criação de espaços de inclusão social, com ações que ampliem o sentimento de pertinência social nas comunidades, por meio da atividade física regular e das práticas corporais.

O chefe do Executivo considerou na proposta que existe a necessidade de colocar à disposição dos munícipes pelas equipes de Nasf-AB (Núcleo Ampliado da Saúde da Família e Atenção Básica). Salmeirão disse que o custeio das duas equipes está vinculado à manutenção do registro da Equipe Multidisciplinar no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde). O petebista afirmou ainda que o não atendimento às exigências dos programas vinculados à Equipe Multidisciplinar no CNES implicará no corte no recebimento de recursos financeiros do Ministério da Saúde.

Notícia original no portal Folha da Região.