Secretário Especial dos Esportes é demitido do cargo após 107 dias de governo

18 de abril de 2019 ● POR Felipe Cezar

Na manhã desta quinta-feira (18), o Diário Oficial da União (DOU) oficializou a demissão do general Marco Aurélio Costa Vieira do cargo de secretário especial dos esportes, pasta vinculada ao Ministério da Cidadania e comandada por Osmar Terra.

Até o momento, não há substituto oficial, mas especula-se que o também general Décio dos Santos Brasil assuma o cargo. Ele chefiou as delegações brasileiras em torneios mundiais de diversas categorias e foi chefe do Departamento de Educação e Cultura do exército.

Na última semana, Osmar Terra também tomou a decisão de nomear o ex-futebolista Washington “Coração Valente” para o cargo de secretário nacional de esporte, educação, lazer e inclusão social. De acordo com o veículo Folha de S. Paulo, a decisão não contou com participação do agora ex-secretário especial Marco Aurélio Vieira.

Militar da reserva desde 2002, Vieira é Doutor em Ciências Militares com foco em Logística e Gestão, atuou como adido e tinha um papel diplomático em Madri, além de ter feito parte do Comitê Organizador das Olimpíadas do Rio 2016. Onde, no primeiro momento, exerceu a função de diretor-executivo de Operações. Porém, foi rebaixado, e no evento em si, só participou do revezamento da tocha.